Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 08/09/2016
Vacinação contra H1N1 em Naviraí termina nesta sexta
Compartilhar Notícia
População tem procurado pouco pela vacina e isto preocupa a Gerência Municipal de Saúde (Foto: Divulgação/assessoria)


Termina nesta sexta-feira (09/09) a campanha de vacinação contra a Gripe A, com a aplicação das doses que imunizam contra a ação do vírus influenza H1N1. Desde o dia 30 a Prefeitura estendeu a ação de saúde, para beneficiar a toda a população, depois da baixa procura por parte dos grupos priorizados, primeiro na campanha desenvolvida e parceria com o governo federal e em seguida na feita exclusivamente pela Gerência de Saúde.


Mesmo com toda a publicidade e cobertura da imprensa para divulgar a vacinação e mesmo após o registro de sete mortes, a população tem procurado pouco pela vacina. Isto preocupa o setor de imunização e a Gerência Municipal de Saúde. “A administração se preocupou, batalhou para adquirir as doses e agora a procura tem sido pouco. Esperamos que mesmo com o frio, nestes últimos dias, a população procure ir até unidade do posto de saúde do Varjão”, disse a coordenadora do setor de imunização – Fernanda Schneider.


As doses aplicadas demoram 15 dias para desenvolver o processo imunizatório fazer efeito, tendo um ano de validade. O atendimento ao público acontece na Unidade de Saúde do Posto Varjão, pela manhã entre 7h e 11h e à tarde 13h e 17h.


DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS
Para ser vacinada, a pessoa tem que levar documentos originais a serem apresentados, e no local são feitas as cópias, que servem como comprovações para a apresentação de contas para o Ministério Público e para os organismos da sociedade civil organizada.


A apresentação dos documentos comprobatórios é uma necessidade para dar transparência a ação da Gerência Municipal de Saúde, que realiza a imunização e, deve haver cópias originais retidas para anexar a prestação de contas junto ao Ministério Público e para a sociedade civil organizada.


Para vacinar, os pais das crianças levaram os documentos que comprovaram as datas de nascimentos das crianças, os professores apresentaram contra-cheques, os hipertensos devem apresentar uma receita datada de no máximo seis meses antes da vacinação e os idosos devem comprovar suas datas de nascimento.


A Prefeitura de Naviraí colocou a disposição da população quinze mil doses de vacinas, adquiridas para aplicar e imunizar parte da população que está fora do grupo prioritário, preconizado pelo Ministério da Saúde.  O investimento é de R$ 215 mil (incluindo R$ 150 mil da devolução do duodécimo da Câmara Municipal).


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados