Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 14/06/2016
Campus do IMFS de Naviraí promove Semana do Meio Ambiente
Compartilhar Notícia
Campus do IFMS em Naviraí está localizado na Rua Hilda, 203, Bairro Boa Vista (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)


O Campus Naviraí do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realiza até o próximo sábado, 18, a edição 2016 da Semana do Meio Ambiente. Com o tema “IFMS e Comunidade: desafios e práticas para proteção ambiental”, a programação prevista inclui mostra de filmes, minicursos, palestras e oficinas.

 

“A temática central é sustentabilidade. Queremos abarcar os públicos infantil, jovem e adulto para essa conscientização sobre o meio ambiente e para o reaproveitamento. Graças às parcerias que firmamos, estamos programando a continuação de algumas ações no campus, como a horta comunitária e a oficina de ecobrinquedos”, apontou a coordenadora do evento, professora Jozil dos Santos.

 

As atividades foram iniciadas nessa segunda-feira, 13. A programação desta terça-feira, 14, conta com a coleta de lixo eletrônico no Ginásio de Esporte Poliesportivo, até às 17 horas. Toda a comunidade está convidada a levar ao local materiais eletroeletrônicos que já não são utilizados, como tablets, computadores, celulares, baterias e pilhas.

 

Na quarta-feira,15, estudantes do campus visitam a nascente do rio Anhanduí. A programação do dia ainda inclui o minicurso de reaproveitamento de lixo eletrônico para confecção de material didático de Física, às 14 horas, e a palestra Reciclagem, Meio Ambiente e Geração de Renda, às 19 horas.

 

Já na quinta-feira, haverá uma visita ao aterro sanitário municipal de Naviraí e oficina de ecobrinquedos, ambas realizadas a partir das 8 horas. À tarde, a programação inclui oficina de elaboração de mudas e minicurso de velas sustentáveis com reutilização de óleo de fritura.

 

Oficina de jogos sustentáveis e minicurso de reaproveitamento de papel serão promovidos na sexta-feira, 17. A comunidade também está convidada para a mostra de filmes às 19 horas de terça, quinta e sexta-feira, no anfiteatro do campus.

 

A Semana é encerrada na manhã de sábado, 18, com plantio de mudas de árvores no campus e passeio ciclístico. A programação completa está disponível na página oficial do evento.

 

Concurso

O evento também promove o I Concurso de Slogans sobre Sustentabilidade, para alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas de Naviraí.

 

Com o tema 5 Rs (Reduzir, Repensar, Reaproveitar, Reciclar e Recusar), os estudantes devem criar slogans utilizando entre seis e dez palavras.

 

O envio de ideias deve ser feito até quinta-feira, 16, pela página da Semana. A divulgação dos vencedores será no encerramento do evento no sábado. Os premiados ganharão kits sustentáveis e medalhas.

 

Todas as regras da competição estão previstas no regulamento do concurso.

 

Serviço

O Campus Naviraí está localizado na Rua Hilda, 203, Bairro Boa Vista. Atende cerca de 150 estudantes com a oferta do curso técnico integrado em Informática para a Internet, superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, cursos de qualificação profissional e na modalidade a distância.

 

Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito pelo telefone (67) 3409-2501.

 

Evento

O evento já foi realizado nos demais campi da instituição entre os dias 30 de maio e 4 de junho.  A data em Naviraí foi alterada por conta da suspensão das atividades de ensino no município como forma de prevenção à gripe H1N1.

 

Coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFMS, a Semana é uma alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. (**Com informações da Ascom/IFMS)


Fonte: Folha de Naviraí







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados