Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 18/05/2016
H1N1: UEMS suspende aulas por 15 dias em Naviraí
Compartilhar Notícia
Atividades da instituição vão ficar paradas até 1º de junho (Foto: Folha de Naviraí/arquivo)


A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) suspendeu as aulas no campus de Naviraí como forma de prevenção ao vírus H1N1, que já matou quatro pessoas no municipio distante 350 quilômetros de Campo Grande. As atividades da instituição vão ficar paradas de 18 de maio a 1º de junho.


De acordo com portaria publicada no Diário Oficial do estado dessa quarta-feira (18), a suspensão é a pedido da Gerência de Saúde do município com objetivo de "prevenção e proteção contra o vírus H1N1"


Ainda de acordo com a portaria, a prefeitura encaminhou ofício à UEMS pedindo a suspensão das aulas em função da "constatação de grande circulação e infecções pelo
vírus H1N1".


O campus de Naviraí tem cursos de graduação em direito, engenharia de alimentos, matemática, química e tecnologia de alimentos.


Situação grave

No município de aproximadamente 51,5 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o clima é de medo por conta do H1N1. O juiz do município chegou a suspender as audiências, mas, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul revogou a decisão.


Os alunos das escolas municipais tiveram as férias antecipadas, por 15 dias, a partir dessa quarta-feira. O atendimento na Delegacia de Polícia Civil será feito somente a casos graves e as visitas a pacientes no hospital municipal estão temporariamente proibidas.


Muitos moradores usam máscaras cirúrgicas. No hospital, o 'acessório' já é de uso obrigatório. Em muitas farmácias já não tem mais para vender.


A cidade que tem cerca de 51 mil habitantes já registrou quatro mortes em 2016. A última foi confirmada nesta terça-feira (17). Três mulheres e um idoso de 87 anos morreram por causa da doença. Dos 47 casos suspeitos de gripe H1N1, 20 foram confirmados por exames.


Rio Brilhante

No município distante 150 quilômetros de Campo Grande, as aulas da creche Frei Everardo Kremper foram suspensas pela prefeitura municipal depois que casos de gripe H1N1 foram confirmados no local.


A suspensão vale a partir desta quarta-feira (18) e deve durar 10 dias, segundo informação divulgada pelo prefeito Sidney Foroni em uma rede social.


Estado

Segundo a Secretaria do Estado de Saúde (SES), foram notificadas 278 pessoas e 65 tiveram a confirmação de H1N1. Além disso, o estado confirmou quatro casos de influenza B, todos na capital sul-mato-grossense, onde também teve uma morte pela doença.


Fonte: G1-MS







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados