Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 13/05/2016
H1N1: Naviraí recebe mais 4 mil doses de vacina
Compartilhar Notícia
Anelize Andrade Coelho, gerente de Saúde, fala sobre a Gripe H1N1 (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)


Naviraí recebeu nesta terça-feira, 10 de maio, mais um lote de 4 mil vacinas contra a Gripe. Este lote reforça a Campanha de Vacinação que está sendo realizada no País desde 30 de abril, se estendendo até o dia 20 de maio.


A prioridade é para os que se enquadram no chamado grupo prioritário: pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e os funcionários do sistema prisional.


Segundo a gerente de Saúde, Anelize Andrade Coelho, a população estimada no chamado grupo prioritário em Naviraí é de 9 mil pessoas e a meta é vacinar todas elas.


– Até terça, 10 de maio, 60% desta população prioritária tinha sido vacinada na Rede Pública de Saúde em Naviraí. O município só abrirá para as demais demandas, após atingir a meta – explica Anelize.


Estas novas doses começaram a ser disponibilizadas para a população na manhã desta quarta-feira (11), nas dez Unidades de Estratégia de Saúde da Família e Centro de Saúde Varjão.


Outras 500 doses foram recebidas pela Gerência de Saúde e serão destinadas para a população carcerária da Penitenciária de Segurança Máxima de Naviraí (PENAV).


– As pessoas que são portadoras de doenças respiratórias, como Asma por exemplo, devem levar algum comprovante, alguma declaração médica ou uma receita de medicamento de uso contínuo, para poder se vacinar se ela estiver fora do chamado grupo prioritário – oriente a gerente de Saúde.


CASOS CONFIRMADOS E ÓBITOS


Quatro casos de pacientes com Gripe H1N1 [três mulheres e um homem] foram confirmados em Naviraí, desde quinta-feira, dia 05 de maio. 


Duas mulheres [uma de 59 e a outra de 66 anos de idade] foram a óbito no final de semana. Nesta terça (10), uma paciente de 55 anos foi transferida para Dourados, após a confirmação de se tratar de Gripe H1N1. Um homem de 38 anos é o quarto caso confirmado em Naviraí e segue internado para tratamento.

 
Os casos foram confirmados na manhã desta quarta (11), durante entrevista coletiva com Anelize Andrade Coelho (gerente de Saúde), Claudia Gomes (diretora executiva do Hospital Municipal) e Danila Queiroz (coordenadora de vigilância epidemiológica).

 
ORIENTAÇÃO

 
Diante da situação, os profissionais que atuam no Hospital Municipal (Santa Casa) foram orientados a utilizarem Equipamentos de Proteção Individual (EPI), tais como luvas, toucas e máscaras.

 
A gerente de Saúde orienta a população para faça frequentemente a higienização das mãos, caso a pessoa esteja gripada e com coriza, não usar panos nem fraudas para limpar o nariz. Devem usar lenços descartáveis para fazer a higiene nasal e ao tossir usar o braço para evitar que as gotículas se espalhem pelo ambiente e logo ir ao banheiro lavar as mãos. Durante este período os ambientes devem ser mantidos ventilados e arejados, evitar de compartilhar objetos pessoais, como os cobertores, pratos, copos, talheres e outros.


Fonte: Folha de Naviraí







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados