Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 12/05/2016
Programa de hortas caseiras é lançado pela Prefeitura de Naviraí
Compartilhar Notícia
Projeto foi lançado nesta terça-feira (Foto: Assessoria)


A Prefeitura de Naviraí, através das Gerências de Desenvolvimento Econômico e de Assistência Social lançaram nesta semana o programa de distribuição de sementes e de incentivo a implantação de hortas caseiras. O programa deve ser desenvolvido em parceria com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer).


A gerente de Assistência Social, Cleci Fortunati, declarou que "com o apoio da Agraer, as famílias cadastradas junto ao Cras, receberão o assessoramento, recebendo orientações para fazer o plantio, e terão o acompanhamento de suas hortas até a colheita dos produtos".


Diante de representantes das associações de moradores, a gerente de Desenvolvimento Econômico, Valdenice dos Santos, disse que este projeto visa melhorar a segurança alimentar, oportunizando a horta de substância, e oportunizando a comercialização do excedente da produção. "Estamos trabalhando para executar bem este projeto e trabalharemos um projeto melhor ainda para ser executado em 2017", declarou.


Mais de 2,5 mil pacotes de sementes de hortaliças devem ser doados para que as famílias inscritas em programas assistências do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) para que possam fazer os canteiros e produzir alimentos para a alimentação das famílias, diz a gerente de Assistência Social.


Um projeto piloto com canteiros vem sendo desenvolvido no Jardim Paraíso, no Jardim Ipê e na Vila Industrial (proximidades da Usinavi). E já na próxima semana, pelo menos 60 famílias de beneficiários devem receber as primeiras sementes de couve-flor, rúcula, rabanete, beterraba, cenoura, repolho, couve, abóbora paulista e salsa graúda.


A Agraer deve fazer o acompanhamento do programa, desde a doação das sementes, passando pela orientação do manejo, os tratos culturais até a colheita dos produtos, indicando pontos de comercialização para as famílias que possam ter excedente de produção em relação a subsistência da segurança alimentar.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados