Página Inicial | QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 18/03/2016
Empresa avança na obra para conter erosão no Vila Alta em Naviraí
Compartilhar Notícia
Estiagem favorece avanço da obra para conter erosão no Vila Alta (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)


A reportagem da Folha de Naviraí esteve na quarta-feira, 16 de março, visitando a obra que está sendo executada entre os bairros Jardim Paraíso IV e Vila Alta, visando acabar com a enorme erosão que se formou devido às chuvas que atingiram Naviraí entre os meses de novembro de 2015 e início de março de 2016.

 

As fortes chuvas causaram prejuízos em dezenas de municípios de Mato Grosso do Sul, em decorrência do efeito El Niño de alta intensidade, fenômeno climático que provoca temperaturas recordes e chuvas acima da média, como ocorreu nos últimos meses.

 

Em contato com o responsável pelo obra, a Folha foi informada que a primeira etapa da obra está sendo finalizada. Trata-se da construção de barragens sedimentares, as chamadas barragens primárias, feitas em cada cruzamento das ruas onde a cratera se formou. Este trabalho é feito utilizando caçambas de terra para conter as primeiras águas e o avanço da erosão.

 

As barragens, que variam de quatro a seis metros de altura, além de conter a erosão, estão servindo para que os moradores possam transitar de um bairro para o outro, sendo possível em algumas delas, passar inclusive de carro.

 

- Já facilitou bastante, porque chovendo como estava não dava para ir colocando terra aqui. Agora já estamos passando de carro, moto e devagarinho as coisas vão melhorando - disse o morador Alceu Pinheiro, que mora no Jardim Tarumã II e diariamente vai até o Jardim Paraíso e o Vila Alta vender hortifrúti e queijos.

 

Segundo o responsável pela obra, a segunda etapa começa no inicio da próxima semana, quando começam a ser aterrados os vãos entre uma barragem e outra. Agenor explicou a segunda etapa deve ser concluída entre 70 e 90 dias. Terminando o aterro, virá a drenagem com a colocação dos tubos para captação das águas pluviais. Ele explica que o trabalho que está sendo realizado é para que o problema da erosão seja solucionado e as famílias que tiveram suas casas interditadas possam retornar para seus lares e retomar a vida normalmente.

 

A obra, está sendo executada pela empreiteira Pactual Construções LTDA de Campo Grande-MS. Os recursos de R$ 6.036.169,55 (seis milhões, trinta e seis mil, cento e sessenta e nove reais) são oriundos do Governo do Estado.


Fonte: Folha de Naviraí







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados