Página Inicial | SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 17/09/2015
Mato Grosso do Sul debate o SUS na 8ª Conferência Estadual de Saúde
Compartilhar Notícia

A 8ª Conferência Estadual de Saúde do Mato Grosso do Sul, que começou nesta quarta-feira (16), reunirá aproximadamente 600 participantes no Palácio Popular da Cultura Rubens Gil de Camilo..


“A conferência é um momento ímpar do controle social, no qual é passada em revista toda a história e a política implementada. É o momento de avaliar as políticas de saúde, fortalecer o SUS com seus avanços, enfrentar os novos desafios e reorganizar os desacertos, com humildade e garra para fazer evoluir", afirma Boa Sorte.


O Sistema Único de Saúde (SUS) está no centro das discussões, que ocorrem em três mesas redondas. Na primeira delas, os temas são “Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde” e “Ciência, Tecnologia e Inovação”; na segunda mesa são discutidos “Financiamento do SUS” e “Relação Público-Privada”; na terceira mesa será a vez de “Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde” e “Participação Social”.


Os debates em torno dos oito eixos temáticos da 15ª CNS mobilizaram todos os 79 municípios do Mato Grosso do Sul durante a etapa municipal, segundo informa o Conselho Estadual de Saúde.


Durante a 8ª Conferência Estadual serão eleitos 64 delegados para representar o estado na 15ª Conferência Nacional de Saúde, maior evento do país na área da Saúde, coordenado pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Saúde a cada quatro anos. A previsão é que 2 milhões de pessoas em todo o Brasil sejam mobilizadas até dezembro nas plenárias populares regionais, na plenária nacional, nas conferências municipais e estaduais e nas conferências livres.


Conselheiros de saúde, representantes da sociedade civil organizada, gestores da saúde pública, prestadores de serviço e usuários do sistema participam das discussões em todo o país. Para a etapa nacional, em Brasília, é esperada a participação de 4.322 pessoas, sendo 3.248 delegados eleitos nas conferências estaduais, mais 976 convidados.


Fonte: Agência Saúde







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados