Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 28/07/2015
Crise na Usinavi faz prefeito ir a SP buscar resposta de diretores
Compartilhar Notícia
Usinavi é a maior empregadora do município, indústria está em crise e com salários atrasados (Foto: Divulgação)


O prefeito de Naviraí, Léo Matos (sem partido), anunciou nesta terça-feira (28) que vai a São Paulo esta semana para tentar contato com os responsáveis pela usina Infinity Bio-Energy, maior empregadora da cidade.


Instalada na margem da BR-163, a 7 km do centro, a indústria passa por uma grave crise financeira. Os salários de funcionários e pagamento de fornecedores estão atrasados. Nesta terça, os empregados bloquearam a rodovia em protesto contra a empresa.


“Vamos procurar o grupo Bertin para saber qual a real situação dessa empresa. Não podemos ficar de braços cruzados enquanto pais de famílias perdem seus empregos, e em alguns casos não têm nem o que colocar na mesa para comer”, afirmou o prefeito.


Léo Matos autorizou a assistência social do município a atender os empregados da empresa que estiveram com alguma necessidade. “Os casos que se enquadrarem na Lei serão atendidos”, afirmou.


Segundo o prefeito, a situação se arrasta há meses. “É um problema interno da indústria, mas não podemos fugir de nossas responsabilidades, pois estamos falando do emprego de milhares de pessoas”.


Criada em plena expansão do setor sucroenergético, em 2006, a Infinity Bio-Energy apresentou recentemente à Justiça um novo plano de recuperação judicial. A companhia pede dessa vez autorização para a venda de três de suas seis unidades produtoras de etanol, energia e açúcar, o arrendamento das usinas restantes e renegociação com os credores de uma dívida estimada em R$ 1,9 bilhão.


O plano prevê pagar credores com a venda das usinas Cridasa em Pedro Canário (ES), Alcana em Nanuque (MG) e Central Paraíso em São Sebastião do Paraíso (MG). Todas estão fechadas por falta de cana-de-açúcar para o processamento e são avaliadas em R$ 520 milhões pela empresa. A proposta prevê 15% dos valores recebidos pelas usinas para quitação de dívidas trabalhistas.


Outras três unidades da Infinity são Disa em Conceição da Barra (ES), Ibiralcool em Ibirapuã (BA) e a Usina Naviraí.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados