Página Inicial | SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 11/06/2015
PMA de Naviraí intensificará fiscalização nos rios da região
Compartilhar Notícia
Subtenente Frais diz que Autorização de Pesca Amadora é obrigatória nos rios do MS (Foto: Folha de Naviraí/ Jr Lopes)


Os homens que atuam no 3º GPMA (Grupamento da Polícia Militar Ambiental de Naviraí), a exemplo das demais subunidades existentes no Mato Grosso do Sul, estiveram atuando nos rios da região durante a Operação Corpus Christi, que foi encerrada na manhã da última segunda-feira, dia 08 de junho.


Em entrevista concedida para a Folha de Naviraí, o comandante do 3º Grupamento da Polícia Militar Ambiental de Naviraí, Subtenente Ismael Carlos Frais Júnior, explicou que as fiscalizações continuarão e serão intensificadas nos rios que passam pelos sete municípios atendidos pelo 3º GPMA: Naviraí, Juti, Itaquiraí, Coronel Sapucaia, Amambai, Aral Moreira e parte do município de Iguatemi.


O Subtenente destacou a exigência da carteira de Autorização de Pesca Amadora (licença de pesca amadora) para se pescar nos rios da região, tanto para a pesca embarcada quanto para a pesca desembarcada (de barranco). O comandante explica que para emitir tal autorização basta acessar o site do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), imprimir o boleto e efetuar o pagamento da taxa nas casas lotéricas ou agências bancárias.


– Estando devidamente documentado e com a Autorização de Pesca Amadora, as pessoas podem pescar com tranquilidade, mas sempre respeitando o tamanho mínimo para captura, que varia de espécie para espécie. A função da PMA é fiscalizar os rios da região. Além de atuar na fiscalização para coibir a pesca predatória, prevenir e combater infrações e crimes que possam degradar os recursos naturais, nós também orientamos e procuramos conscientizar as pessoas sobre a importância de se preservar os rios e as matas – explica o comandante do 3º GPMA.


Balanço


Em 2015 a PMA do Mato Grosso do Sul colocou 260 homens na fiscalização durante a Operação Corpus Christi, que foi concluída na manhã desta segunda, 08 de junho. A operação objetivou colocar o efetivo nos rios, em barreiras nas estradas, fiscalização em propriedades rurais, em locais de belezas naturais de prática de turismo cênico e de recreio e outras variáveis de interesse ambiental. Neste ano foram registradas 13 autuações administrativas contra 8 na operação do ano passado. Ninguém foi preso por pesca predatória.


Fonte: Folha de Naviraí/Jr Lopes







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados