Página Inicial | SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 03/06/2015
Dois terços dos brasileiros usam SUS para internação
Compartilhar Notícia
A faixa etária que mais recorreu a internações no SUS é até 17 anos (Foto: Divulgação)


Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2013, divulgada ontem (02) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que dois terços dos brasileiros dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo os dados, a rede pública foi responsável por 65,7% das internações que duram 24 horas ou mais no Brasil, sendo maiores as taxas no Nordeste (76,5%) e no Norte (73,9%). A região Sul aparece com 63,8%. O menor percentual foi registrado no Sudeste (58,8%).


A faixa etária que mais recorreu a internações no SUS é até 17 anos (75,2%) e o menor percentual (58,8%) corresponde à população entre 30 e 39 anos. De acordo com a pesquisa, as internações no SUS também somam um percentual maior entre pretos (75,8%) e pardos (75,4%), conforme terminologia do IBGE. Entre os entrevistados que se classificam brancos o número é 20 pontos percentuais menor (55,4%). A pesquisa também mostrou que as mulheres vão mais ao médico do que os homens. Entre as mulheres, o índice foi de 78%, contra 63,9% dos homens.


O principal procedimento realizado entre as pessoas que ficaram internadas no SUS foi o tratamento clínico (42,4%), seguido por cirurgias (24,2%) e partos (13,1%). Na saúde privada, o perfil é diferente, com as cirurgias correspondendo a 41,7% das internações. Os tratamentos clínicos respondem por 29,8%, e os partos, 11,8%.


CONSULTAS


De acordo com a pesquisa, do total de entrevistados no último trimestre de 2013, 71,2% haviam se consultado pelo menos uma vez nos 12 meses anteriores à entrevista. O inchaço da rede pública, no entanto, causa transtornos para os usuários. A reportagem percorreu alguns pontos de atendimento em Londrina na tarde de ontem. O tempo de espera foi a maior reclamação dos pacientes do SUS.


DISCRIMINAÇÃO


A PNS investigou o atendimento nos serviços de saúde, público e privado. As entrevistas mostraram que 10,6% dos brasileiros de mais de 18 anos já se sentiram discriminados ao serem atendidos em postos e hospitais, sendo a ocorrência mais frequente no Norte e no Centro-Oeste: índices de 13,6% e 13,3%, respectivamente. Os principais motivos, na ordem: falta de dinheiro, classe social, tipo de ocupação, doença que apresentam e cor da pele.


SAÚDE BUCAL


Os entrevistados também responderam questionário sobre higiene bucal. Os resultados mostraram que o uso de escova de dente, pasta e fio dental é feito por apenas 53% dos brasileiros. Enquanto 83,2% das pessoas com nível superior usavam os três, o percentual cai para 29,2% entre a população sem instrução e com ensino fundamental incompleto.


Fonte: IBGE







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados