Página Inicial | SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 28/01/2010
MS é o segundo Estado em mortes no trânsito
Compartilhar Notícia

Dado revelado em estudo da CNM (Confederação Nacional dos Municípios) aponta o Mato Grosso do Sul como o segundo maior Estado em registro de mortes no trânsito enquanto o Mato Grosso ficou em quarto na estatística.


De acordo com um estudo da CNM, os dados da entidade mostram que 29,6 morreram a cada grupo de 100 mil pessoas no período analisado, o equivalente a 2.512 vítimas em números absolutos.


No topo do ranking nacional segundo a CNM ficou Santa Catarina, com 33,1 mortes a cada 100 mil habitantes entre os três anos que embasaram a análise e pela ordem, nas posições seguintes figuraram Mato Grosso do Sul com 30,4, e o Paraná com 29,8.


A média nacional é de 30,1 vítimas a cada 100 mil habitantes e os dados mais alarmantes são procedentes do sistema DPVAT seguro obrigatório, com 183 mortes por dia nas cidades brasileiras. Contudo, o número de óbitos pode estar subestimado, aponta a incompatibilidade entre informações das fontes.


Para o cálculo, a CNM utilizou dados do SUS (Sistema Único de Saúde), DPVAT e do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito). Enquanto em 2006 o SUS registrou 36.367 mortes no país, o segundo apontou 63.776 e o DENATRAN informou 19.910 para o mesmo período.


Se comparados os dados do DENATRAN e do DPVAT, este apontou 43.866 vítimas a mais para o ano, revelando um descontrole nacional das informações.


Para a PRF (Polícia Rodoviária Federal) a principal causa do número alto de acidentes é a imprudência dos condutores. “A pessoa nunca acha que acontecerá um problema com ela. Anda com pressa na estrada, não respeita os limites de velocidade e outras não arrumam pequenos defeitos no veículo que podem custar a vida”, contou o inspetor da PRF, Alessandro Barbosa Dorileo.


O policial relata que nesta época do ano a situação fica mais preocupante, devido às chuvas. “São pneus desgastados, limpador de vidro quebrado e outras pequenas coisas que as pessoas acham que não farão diferença, mas que podem causar mortes. Se o carro não está bom, vá de ônibus, uma ação que pode até salvar vidas”, orienta o policial.


Sinal claro da imprudência nas rodovias é o aumento de 20 mil multas do ano de 2008 para o ano passado, contudo, a falta de prudência no tráfego não poupa as vias urbanas.


Fonte: DouradosInforma







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados