Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 15/05/2015
ANPEDE promove passeata e palestras de conscientização em Naviraí
Compartilhar Notícia
Ações lembram o Dia Municipal de Conscientização da Luta das Pessoas com Deficiência (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)


A Associação Naviraiense das Pessoas Com Deficiência (ANPEDE) realizou no dia 08 de maio duas ações distintas, uma aconteceu na principal avenida de Naviraí (Avenida Weimar G. Torres) e outra no anfiteatro da unidade local da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Os atos aconteceram em comemoração ao Dia Municipal de Conscientização da Luta das Pessoas com Deficiência (08 de maio) criado através da Lei Nº 1.799/2013.


A primeira ação aconteceu pela manhã na região central de Naviraí quando os diretores e filiados da ANPEDE, com apoio de servidores da Gerência Municipal de Assistência Social e de outras entidades, promoveram uma panfletagem abordando os condutores de motos e automóveis para conscientiza-los sobre a importância de não estacionar em locais destinados aos deficientes, parar antes da faixa de pedestre para que as pessoas possam se locomoverem de um lado para o outro com segurança.


No período noturno ocorreu a segunda ação que contou com um ciclo de palestras que foram proferidas na unidade da UEMS de Naviraí. A primeira teve como palestrante o médico especializado em pneumologia infantil e medicina do sono, Dr. Willian de Mattos Santussi, que abordou o tema “Prevenção às deficiências”.


Para finalizar, o Defensor Público Vandir Zulato Jorge ministrou palestra tendo como foco o tema “Direitos e garantias à saúde”. Todos os participantes que prestigiaram o ciclo de palestras receberam certificados com carga/horária de 4 horas.


Ao resumir mais estas as ações o presidente da ANPEDE, Sérgio dos Santos, reforçou o convite para que as pessoas possam se filiar e consequentemente fortalecer a entidade.


- Atualmente contamos com pouco mais de 280 filiados e é importante ressaltar que não é cobrada taxa de filiação. Com uma entidade cada vez mais forte e atuante, podemos lutar ainda mais para garantir os direitos das pessoas portadoras de deficiência e encaminha-las ao mercado de trabalho através do CIAT local – disse Sérgio dos Santos.


A ANPEDE atende de segunda a sexta-feira em dois períodos: das 08 às 11h e das 13 às 16h, na Avenida Amambai nº 241. Para maiores informações ligue: (67) 3924-4120.


Fonte: Folha de Naviraí/Jr Lopes







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados