Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Postada por: João Guizolfi dia 24/04/2015
Sancionada Lei para utilização LIBRAS em repartições públicas de Naviraí
Compartilhar Notícia
Projeto foi sancionado pelo prefeito Léo Matos. (Foto: Divulgação)


O prefeito de Naviraí, Léo Matos, sancionou na manhã desta quinta-feira, 23, o projeto de Lei Nº 1.921, sobre a utilização da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) em repartições públicas do município.


A lei foi criada pelo executivo, atendendo indicação dos vereadores Donizete Nogueira, Gil do taxi e Deoclecio Zeni, e aprovada por unanimidade na Câmara Municipal. Segundo o prefeito, a Lei tem objetivo criar um ambiente favorável ao desenvolvimento e avaliação de atividades contribua para informação e orientação de pessoas com surdez. “Existem muitas pessoas em nossa cidade que necessitam da utilização das Libras, daí essa necessidade desta Lei”, disse o prefeito.


O projeto visa ainda à disponibilização de curso de LIBRAS aos servidores públicos; medidas sócio-educativas que promovam o desenvolvimento de pessoas com surdez, melhorando sua qualidade de vida; facilitação ao convívio a sociedade e promoção de campanhas de conscientização.


A professora da Universidade da Grande Dourados (UFGD), Mariana Dezinho, disse que espera que os surdos tenham direito a acessibilidade e comunicação, principalmente na área da saúde, pois sempre que precisam de atendimento eles precisam de alguém da família ou do apoio de uma pessoa que esteja próxima a ela. “A partir do momento que o município passa a ter uma lei orgânica sobre esse tema, nós podemos trabalhar sempre a favor da acessibilidade das pessoas com surdez em Naviraí”, esclarece Mariana.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados