Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Postada por: João Guizolfi dia 21/03/2015
Sanesul atinge 20 mil clientes em Naviraí e consumo de água chega 10 milhões de litros/dia
Compartilhar Notícia
Reforma e ampliação do prédio melhora a qualidade no atendimento. (Foto: Divulgação)


Todos os dias em todas as casas, apartamentos, hospitais, órgãos públicos, estabelecimentos comerciais e escolas, ela tem que estar está lá, disponível, para serem utilizadas das mais variadas formas, pelos mais de 50 mil habitantes de Naviraí. Diariamente, quase 10 milhões de litros de água são consumidos no município.


O caminho é longo e o ponto de partida são os 14 (quatorze) poços em operação na cidade. Até chegar à casa dos nossos clientes, ainda terá que percorrer um longo caminho e fazer algumas paradas obrigatórias.


A água retirada dos poços é proveniente do aqüífero Caiuá, predominante na região sul do estado e pode ser utilizada para o consumo, essa água tem que ser bombeada para os reservatórios, por quase 20 horas no dia.


Para garantir que não ocorra interrupção no funcionamento desses processos, a empresa mantém equipes preparadas, equipamentos de reserva e veículos. Se ocorrerem falhas, a concessionária de água tem outras bombas para pronto uso, que podem ser substituídas imediatamente.


Segundo o Gerente Regional , por hora, são bombeados 500 mil litros de água bruta, que irão percorrer mais de 220 quilômetros de tubulação até chegar a cada ligação domiciliar. “


Ao chegar aos reservatórios, a água recebe aplicações de cloro (responsável pela desinfecção e que serve para eliminar germes nocivos à saúde e garantir a qualidade da mesma até chegar à torneira do consumidor). Além disso, a água também adicionamos flúor, que é uma exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ressalta o gerente regional da Sanesul.


Em Navirai, a água que chega até sua casa sempre foi de qualidade. A água que consumimos na cidade é retirada diretamente da torneira, na maioria das casas. “Até hoje não tivemos nenhum problema de saúde”, afirmam nossos técnicos.


A qualidade da água é monitorada semanalmente em toda a cidade, através de análises feitas no laboratório. Um novo prédio foi inaugurado em Dezembro do ano passado, atendendo a legislação especifica vigente, garantindo a qualidade da água tratada.


Com relação ao abastecimento de água, a equipe da Sanesul confirma não haver problemas de falta de água, porém alerta: “Os moradores tem usado água direto da torneira para lavar calçadas. Sabemos que isso é desperdício”, vamos usar vassouras e baldes, com reaproveitamento de água de chuva e/ou de lavagem de roupas. Outro alerta é sobre o uso da caixa de água em cada domicilio, de uso obrigatório, para garantir a continuidade no consumo de água dentro dos imóveis. Estudos feitos pela Organização das Nações Unidas (ONU), 110 litros de água por dia é suficiente para atender às necessidades básicas de uma pessoa.


ESGOTO


Além dos serviços de abastecimento de água prestados pela Sanesul em Naviraí, também fazemos a coleta e o tratamento de esgoto doméstico, onde atendemos mais de 3.500 clientes e estamos em obras continuamente, ampliando esse ano a extensão de rede coletora em mais de 50 quilômetros na área urbana da cidade.


A estação de tratamento de esgoto (ETE) recebe mais de 1 milhão de litros de esgoto por dia, oriundo das ligações domiciliares. Lá é feito o adequado tratamento (natural), segundo normas e orientações técnicas, com a permanência de agentes no local os 7 dias da semana.


Dia 22 de Março, próximo sábado, comemoramos o Dia Mundial da Água, esse líquido precioso e finito, que precisa da atenção da população do planeta, para que as nossas futuras gerações possam se orgulhar das pessoas que habitam hoje o planeta terra.


Fonte: Portal do MS







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados