Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Thaís Mayara dia 11/01/2010
Os 16 anos do Passe do Estudante em Campo Grande
Compartilhar Notícia
Karoline Mendez, presidente do Conselho Municipal da Juventude de Campo Grande


O ano de 1992 marcou o país. Ano de conquistas olímpicas, da retomada das mobilizações de rua. Ano de protagonismo da juventude que, com suas caras pintadas, saiu às ruas para passar o “país a limpo”.


Em Campo Grande, nesse mesmo ano, o movimento pelo Passe do Estudante tomou ruas, escolas e universidades pela conquista daquela que viria ser a mais bem-sucedida política de acesso e permanência dos estudantes campo-grandenses nas instituições de ensino.


As manifestações e a união do movimento estudantil culminaram na sanção da Lei 3026/93 em 27 de Dezembro de 1993.


Vitória garantida?


Não! Viria fase mais importante para implementação e eficácia de uma lei com tamanho impacto social. Operacionalizar.


Mais uma vez o movimento estudantil foi às ruas. Colaborou com a Secretaria que regulava o Transporte Público Municipal, desde ideias para a regulamentação até a entrega dos “passes” nas mãos dos estudantes.


Os anos se passaram. O Passe do Estudante conseguiu se solidificar, cumprir seu objetivo de garantir o acesso aos estudantes às instituições de ensino. O processo se modernizou. Os estudantes deixaram de receber as imensas cartelas com os passes do mês. Passamos à era do cartão, que também serve para identificar os estudantes.
Campo Grande cresceu, se desenvolveu, atraiu instituições de ensino superior e o Passe do Estudante acompanhou esse desenvolvimento.
Muitos dos estudantes que hoje cursam o ensino superior em nossa cidade continuam os estudos única e exclusivamente graças à lei que permitiu às crianças, adolescentes, jovens e adultos mais que o direito de ir e vir.


Garantiu-lhes a realização de um sonho!


É certo que assim como outras políticas sociais o Passe do Estudante foi questionado. Procurou-se, sobretudo, empurrar a culpa do aumento da tarifa do transporte coletivo para o colo dos estudantes.


Mas a sociedade campo-grandense, o movimento estudantil e os prefeitos do PMDB que administraram a Capital nesses últimos 16 anos (Juvêncio César da Fonseca, André Puccinelli e Nelson Trad Filho) não aceitaram as pressões. Com firmeza mantiveram o compromisso com os estudantes.
Para a juventude o Passe do Estudante é símbolo de luta e conquista.


Por isso, comemoramos os 16 anos do Passe do Estudante de Campo Grande, na certeza de que ainda vamos celebrar sua maioridade. E muitos outros anos de uma vitória histórica, fruto dos esforços dessa parcela da sociedade que, quando quer, move montanhas.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados