Página Inicial | TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Postada por: João Guizolfi dia 18/12/2014
Naviraí encaminhou mais de 3 mil ao Mercado de Trabalho
Compartilhar Notícia
Gerentes do Município avaliam resultado de intermediação . Foto: Divulgação


A Prefeitura de Naviraí através do CIAT (Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador) divulgou nesta quarta-feira, (17), o relatório das ações realizadas no decorrer de 2014 em Naviraí que culminou com 16.967 atendimentos. A intermediação de empregos formais superou a meta estabelecida no início deste ano em 19,06%. Os dados foram divulgados pela Gerente de Assistência Social, Cleci Fortunati Souza, e o gerente do CIAT,Waldemar Gomes da Silva.


Segundo o relatório em 2014 foram realizadas 1.079 emissões de Carteiras de Trabalho. O CIAT local também realizou 3.146 encaminhamentos de candidatos ao mercado de trabalho. Destes, 873 candidatos foram contratados superando a meta de intermediação de emprego formal em 19,06%.


Os resultados colocam o município entre as três cidades que mais geraram emprego no ano em Mato Grosso do Sul.


Cleci Fortunati explicou que apesar da meta ter sido superada, o número de trabalhadores inseridos no mercado de trabalho poderia ter sido maior, caso os candidatos preenchessem os requisitos exigidos pelas empresas. “Nós procuramos garantir que todo trabalhador tenha um emprego formal e com carteira assinada, porém em boa parte dos casos os candidatos deixaram de ser contratados devido ao grau de escolaridade. Daí o alerta para que as pessoas procurem retornar à escola, pois a cada ano que passa as empresas passam a exigir mais estudo e cursos de capacitação.”, explica a Gerente de Assistência Social.


O gerente do CIAT de Naviraí, Waldemar Gomes da Silva, destaca que 79 vagas oferecidas este ano foram canceladas. Ele explica que houve a procura, mas os candidatos não estavam qualificados para exercerem as funções e as vagas não foram preenchidas. “Quando se lança uma vaga no sistema ela tem prazo para ser preenchida. Nestes casos os candidatos não tinham o perfil e nem o grau mínimo de escolaridade exigidos pelas empresas”, diz Waldemar.


Cleci Fortunati finalizou explicando que a meta do plano de governo do prefeito Léo Matos é trabalhar pela maior geração de emprego e renda. Dentro desta nova realidade, um dos desafios dos próximos anos é conscientizar os trabalhadores a retornarem para o banco escolar e em seguida buscarem um curso de qualificação.


Fonte: Assessoria de Imprensa







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados