Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Postada por: João Guizolfi dia 05/12/2014
Erva Mate Campanário, de Naviraí, será transferida para Campo Grande
Compartilhar Notícia
Sócio-proprietário da Erva Mate Campanário, Vinícius Andrade, confirma mudança da indústria para Campo Grande (Foto: Ronney Minella)


A Erva Mate Campanário (Alimentos Campanário) vai mesmo se mudar para Campo Grande. A confirmação foi dada na tarde de ontem (04-12), em entrevista concedida ao “O Panorama”, pelo sócio proprietário da indústria, Vinícius Giusti de Andrade, que havia divulgado em uma rede social, a conquista da área, doada pelo Município de Campo Grande, com aprovação da Câmara de Vereadores.


“Agora sim, é pra valer. Aprovado em todas as instâncias a doação do terreno, em Campo Grande, para a Erva Mate Campanário”, disse parte da nota em seu “face”. No mesmo ‘post’, Vinícius Andrade agradeceu ao prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte, e a vereadora, deputada estadual eleita, Grazielle Machado, que não mediram esforços para garantir a aprovação do projeto. “Vamos começar a construção do novo complexo industrial no primeiro bimestre de 2015”, sustentou o empresário durante a entrevista.


Nos levantamentos feitos pela reportagem, a Erva Mate Campanário iniciou suas atividades em Naviraí em 1997. Hoje, conta com mais de 50 funcionários diretos, e vem processando mensalmente 150 toneladas de erva mate, fazendo o beneficiamento, empacotamento e comercialização de 300 mil pacotes de erva por mês, e 200 mil pacotes-mês de salgadinhos chips, distribuídos a consumidores de todo o Estado de Mato Grosso do Sul.


“Vamos dobrar esta produção, e para isso, a futura sede da Campanário será instalada numa área de 10.000 metros quadrados e prédio com 3.500 metros de construção, em uma das áreas mais nobres de Campo Grande, no Distrito Industrial situado no prolongamento da Avenida Afonso Pena, região do Indubrasil. Inclusive, durante a Feira Nacional de Alimentação, no mês de junho passado, em São Paulo, já adquirimos parte dos equipamentos, sendo três moderníssimas máquinas, de última geração, computadorizadas para este projeto de expansão”. Ao responder sobre quantas vagas de trabalho estarão sendo abertas em Campo Grande, Vinícius confirmou que, inicialmente, na primeira fase da indústria serão gerados 90 empregos diretos.


Com a transferência da Erva Mate Campanário de Naviraí para Campo Grande, Vinícius lamenta profundamente que a mudança resultará no fechamento da indústria que hoje funciona no D.I.D. (Distrito Industrial de Naviraí), na entrada da cidade, próximo ao Trevo das Araras. Questionado se ele havia buscado incentivo do Município de Naviraí para permanecer na cidade, Vinícius preferiu não responder, considerando que o assunto já gerou bastante polêmica, deixando “escapar” que o projeto de expansão foi, primeiramente, levado ao conhecimento do Poder Público Municipal,


Neste contexto, segundo o industrial, a saída encontrada foi levar o projeto para Campo Grande. “Lá, as portas foram se abrindo e, encontramos total apoio da vereadora Graziela Machado e, principalmente, do Executivo Municipal da Capital, que após a aprovação da proposta que apresentamos ao Conselho de Desenvolvimento Industrial, prontamente encaminhou o projeto à Câmara de Vereadores. Portanto, estamos recebendo todo incentivo para esta mudança para Campo Grande”, relatou Vinícius Andrade.


A nova sede da Alimentos Campanário em Campo Grande terá moderníssimo e arrojado projeto arquitetônico, onde os sócios garantem que atenderá a nova realidade da indústria, que tem como meta dobrar toda a produção e, principalmente, expandir os negócios, com mercadorias atendendo todas as exigências “tipo exportação”.


Vinícius antecipa que a nova indústria vai investir forte e expandirá sua área de produção. “Vamos ingressar na comercialização de achocolatados e farinaços, como mandioca, fubá e polvilho. Também estaremos colocando no mercado, milho de pipoca, ervilha, lentilha, amendoim, farofa temperada, suco em pó, condimentos, e outros produtos alimentícios. Enfim, é um projeto audacioso, onde a meta principal é tornar a Alimentos Campanários a maior indústria alimentícia do Centro-Oeste do Brasil, inclusive com distribuição nos países vizinhos”.


Por último, ao ser questionado qual o destino da atual sede da Campanário em Naviraí, o empresário confidenciou que a proposta inicial era viabilizar a nova área para a Erva Campanário em Naviraí e, após ser transferida, construir no local um moderno hotel-pousada. “O projeto seria um hotel com no mínimo 40 leitos, gerando 20 empregos diretos. Mas como estaremos transferindo a indústria para a Capital, este imóvel poderá ser alugado ou até vendido”, observou Vinícius Andrade.


A Erva Mate Campanário, tal qual o seu sócio-proprietário Vinícius Andrade, que é nascido em Naviraí, é uma empresa genuinamente naviraiense. Funciona no D.I.D. de Naviraí há mais de dez anos, tendo cumprindo todas as exigências do projeto que resultou na doação da área onde está instalada. Foram gerados mais dezenas de empregos diretos e indiretos, divisas para o Município, arrecadados impostos, enfim, comprovou sua eficiência, capacidade de industrialização e idoneidade de atuação. “Mas, o espaço está inviabilizando o crescimento da indústria, por isso, esta necessidade urgente de mudança”, discorreu o sócio-proprietário Vinícius Andrade.


Fonte: Ronney Minella







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados