Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Postada por: João Guizolfi dia 26/09/2014
Naviraí participa da posse do Conselho de conservação APA
Compartilhar Notícia
Gerente de Ambiente de Naviraí durante participação na posse dos Conselheiros da APA (Foto: Divulgação)


O Instituto Chico Mendes (ICMBio) realizou na última semana na cidade de Umuarama (PR), a 1ª Reunião Plenária do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA), Ilhas e Várzeas do Rio Paraná. Na ocasião os 110 representantes das entidades conselheiras foram empossados. Presente no evento, o Gerente de Meio Ambiente de Naviraí, Luiz Alberto Ávila Silva Júnior, revelou que na reunião ficou aprovado à primeira parte do Plano de Ação do Conselho. “As primeiras propostas seguem agora para elaboração do regimento interno do conselho”, explicou.


Conhecida como APA Federal, esta unidade de conservação de uso sustentável e maior do bioma Mata Atlântica (1.005.180,71 hectares), foi criada em 1997 para proteger o rio Paraná e seus ecossistemas associados. Em 2009 foi publicada a portaria com a indicação das 55 entidades conselheiras dos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e de São Paulo, as quais representam os produtores e trabalhadores rurais, pescadores, moradores e outras associações comunitárias, ONGs ambientalistas, indústria e comércio, ensino e pesquisa, poder público municipal, estadual e federal.


O Gerente de Meio Ambiente de Naviraí, diz-se satisfeito com a reunião ao ressaltar que a posse dos conselheiros foi um importante passo dado. “Devemos estar cada vez mais unidos para os próximos desafios”, avaliou ao ressaltar que, a APA Federal é de grande importância, assim como a participação dos conselheiros é fundamental para a sua gestão, pois ainda há muito a ser feito no ordenamento de seu território.


Além do Grupo de Trabalho do Regimento Interno, no mês de outubro duas comissões irão se reunir na cidade de Porto Rico para discutir a regulamentação do uso das praias do rio Paraná e o ordenamento da expansão urbana dos portos, incluindo o Distrito do Porto Caiuá em Naviraí, condomínios e loteamentos do interior da APA.


As próximas reuniões da APA Federal serão regionais e realizadas no mês de novembro nas cidades de Batayporã, São Pedro do Paraná, São Jorge do Patrocínio e Eldorado, ficando ainda definida a cidade de Naviraí para sediar a próxima plenária do Conselho em data a ser definida.


Além de Júnior, estiveram presentes representando Naviraí, os conselheiros Renato Rieger da NAVIMEL e Maxsander Nelson de Lima Stum do GEBIO, além da Gerente de Núcleo de Unidades de Conservação e Educação Ambiental, Kátia Vivian Chrestani Borges.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados