Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Postada por: João Guizolfi dia 02/07/2014
Homenagem ao dia dos bombeiros - Anjos de muita bravura e coragem
Compartilhar Notícia

No dia 2 de julho de 1856, através do decreto Imperial n° 755, foi criado por D.Pedro II o primeiro Corpo de Bombeiros do país, o Corpo de Bombeiros Provisórios da Corte. Até então, quando o sinal de incêndio era dado pelos sinos das igrejas, toda a população corria para ajudar com baldes d´água, formando uma enorme fila junto às chamas. 


Desde 1954, comemora-se oficialmente nessa data o Dia Nacional do Bombeiro, quando o então presidente Getúlio Vargas assinou o decreto federal n° 35.309, instituindo a data onde em seu texto é reconhecido que “o bombeiro brasileiro sempre recebeu demonstrações, as mais carinhosas, do povo pelas constantes provas de valor e bravura”


O que é um bombeiro


É um homem como você e como eu. Que vive naquela casa, vizinho seu. Que tem a serenidade de um adulto mas a mente inquieta de um menino que nunca superou a emoção que se sente ao escutar o ruído dos motores e sirenes, ao vislumbre das labaredas e perigos. Uma pessoa com defeitos, preocupações e sonhos não realizados com o passar dos anos, um ser humano talvez com mais humildade e bondade que a maioria de nós.


Este é um Bombeiro!


É aquele que se dispõe aos maiores esforços sempre que soa o alarme; É aquele que pode ser o mais e o menos afortunado dos homens; É aquele que sabe o valor da vida, pois viu e sentiu o grande poder de forças violentas sem controle.


Este é um Bombeiro!


É um homem que responde ao sorriso das crianças, pois já teve em seus braços pequenos corpos que nunca mais voltarão a sorrir. É um homem que valoriza os pequenos prazeres da vida, como uma saudação sua, como uma xícara quente de café segura por dedos gélidos, como o ar fresco que se consegue trazer aos pulmões congestionados pela fumaça, como uma cama quente em que se estira um conjunto de ossos ressequidos e músculos fatigados pelo esforço além dos limites.


Este é um Bombeiro!


A camaradagem entre homens e mulheres valentes, a paz divina que se obtém pelo sentimento do dever cumprido, o serviço desinteressado e a busca de um trabalho bem feito em benefício de toda uma comunidade.


Um bombeiro não busca medalhas, não guarda rancores nem agita bandeiras, não grita obscenidades. Mas sabe se por em marcha para honrar um companheiro caído. O bombeiro não fala ou prega a irmandade entre os homens ELE A VIVE.


Mensagem dia dos Bombeiros – Anjos


“Os anjos existem! Mas… diferente do que imaginamos, Eles não possuem asas, nem poderes celestiais. São como nós,pessoas normais. O amor ao próximo, é o que os tornam especiais. 


Estes anjos,tão sempre prontos a ajudar. E arriscam suas vidas, para outras vidas salvar. São fortes e destemidos,e enfrentam qualquer tipo de perigo, para o seu próximo ajudar. Mas, infelizmente nem sempre são lembrados. E por muitas vezes, depois de terem arriscado suas vidas; Não recebem, nem se quer um OBRIGADO! Mas isto, não os impede de continuar a trabalhar, Salvando vidas em qualquer hora e em qualquer lugar! 


Estes anjos, são merecedores de todo nosso respeito. Por muitos eles são chamados de BOMBEIROS. Mas eu os chamo de ‘ANJOS’… ANJOS VERDADEIROS!E aqui eu deixo… A minha singela homenagem, a estes anjos, de muita bravura e coragem! 


Em Naviraí, estes Anjos estão no do 6º SGB - Subgrupamento de Bombeiros. Que Deus abençoe a todos vocês!”


Fonte: Redação







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados