Página Inicial | TERÇA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 17/04/2014
André afirma: usina de etanol de milho virá para Naviraí
Compartilhar Notícia
André, ao lado de Nelsinho Trad, confirmou ao prefeito Léo que biorrefinaria virá para Naviraí (Foto: Folha de Naviraí/ Jr Lopes)


O governador André Puccinelli falou com a Folha de Naviraí na tarde de segunda-feira (14), assim que desembarcou no aeroporto de Naviraí, onde veio com sua comitiva cumprir agenda oficial no município. Ao lado de Nelsinho Trad, pré-candidato ao Governo do Estado e do prefeito Léo Matos, André falou sobre a possível instalação de uma biorrefinaria de etanol em Naviraí, do grupo americano da BioUrja Trading LLC.


Ao falar sobre os contatos mantido no mês passado nos Estados Unidos, contatos esses que podem viabilizar a instalação de quatro unidades de biorrefinaria de etanol produzidos através da extração de milho, o Governador André Puccinelli foi categórico e afirmou que Naviraí será um dos municípios contemplados com a instalação desta indústria.


- Uma usina do mesmo grupo que investirá em Naviraí, está em fase de licenciamento em Chapadão do Sul. Graças ao dinamismo do Governo do Estado, o grupo de americanos decidiu instalar mais três unidades no Mato Grosso do Sul: em Sonora, em São Gabriel do Oeste e em Naviraí – afirmou André.


Segundo o Governador, Naviraí está garantida pois já foi assinado o chamado Termo de Acordo (compromissos que o Estado faz em relação aos incentivos fiscais e tributários) – afirmou André, recomendando ao prefeito Léo Matos e à Câmara de Vereadores, que procurem trazer o máximo de indústrias para o município.


- Em breve o STF (Supremo Tribunal Federal) irá sumular, fazendo que de um determinado tempo para frente não se possam mais conceder incentivos, sob pressão de São Paulo e de outros estados grandes que são industrializados. Por isso que já assinamos com a BioUrja o Termo de Acordo. Esta vem para Naviraí – reafirmou André.
Contente, o prefeito Léo Matos comemorou o que disse André Puccinelli.


- Estive com o Governador nos Estados Unidos e conversamos com o staff da BioUrja sobre a vinda desta indústria para Naviraí. Estamos organizando todas as documentações para que essa biorrefinaria venha para Naviraí, porque irá gerar mais emprego e renda para a nossa população – disse Léo Matos, completando que pretende, em breve, estar lançando a pedra fundamental da instalação desta indústria em Naviraí.


Sobre a biorrefinaria


Uma equipe de consultores da BioUrja esteve recentemente em Naviraí, afim de realizar estudos a respeito do potencial agrícola do município, que apontem quanto a viabilidade da instalação desta usina no município.


A biorrefinaria produzirá etanol a partir do processamento de milho, com estimativa de produção de 150 milhões de litros por ano. A meta inicial é processar entre 360 e 380 mil toneladas de milho ao ano.


Algumas das condições primordiais para que a usina se instale em Naviraí, segundo o consultor, é que o município possa atender a demanda de milho (em torno de 380 mil toneladas de milho/ano), tenha produção de matéria-prima de biomassa energética (eucalipto, palhas de cana, casca de arroz, entre outros), que são considerados como componentes importante que servem para gerar energia térmica e elétrica afim de abastecer a indústria da biorrefinaria.


Fonte: Folha de Naviraí







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados