Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 16/04/2014
Candidatos do concurso da PM e Bombeiros se preparam para novos testes
Compartilhar Notícia
Em Naviraí, os candidatos estão treinando em academias da cidade e no Estádio Virotão (Foto: Divulgação)


Os candidatos aprovados na primeira etapa do concurso público de provas para ingresso nos cursos de formação de Soldados da Polícia Militar e Soldados Bombeiro Militar, estão se preparando para a etapa final, composta pelo chamado TAF (Teste de Aptidão Física).


Em Naviraí, os candidatos estão treinando em academias da cidade e no Estádio Virotão. Desde o dia 08 de abril, o grupo (formado por homens e mulheres) conseguiu junto ao prefeito Léo Matos e ao gerente de esportes, Paulo Henrique Sampaio, que alguns refletores do Virotão fossem ligados entre as 18 e 20h, para facilitar o treinamento, tendo em vista que a maioria trabalha durante o dia, restando apenas o período noturno como opção para a realização dos treinos.


Na manhã do último domingo, dia 13 de abril, foi realizado no Estádio Virotão o 3º TAF simulado, com o objetivo de testar a capacidade física de cada candidato. Os participantes receberam o auxilio e orientação de alguns instrutores que já fazem parte das corporações da Policia Militar e do Corpo de Bombeiros.


Os orientadores do 3º TAF simulado foram: SD. João Carlos, Cabo Ribeiro, Cabo Acosta, SD. Romário, que fazem parte do 6º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Naviraí, além dos Policiais Militares SD. Salvador, Sargente Luiz Pereira e SD. Paes (PM de Itaquiraí).


Os testes físicos para os candidatos ao Curso de Formação da PM tem como provas: flexão e extensão de membros superiores na barra fixa, abdominal tipo remador e corrida de 3.200 metros (para o sexo masculino); provas de conjugado (Burppe), abdominal tipo remador e corrida de 2.600 metros (sexo feminino).


Para os candidatos ao Curso de Formação de Bombeiro Militar, além dos citados para PM, há ainda testes de natação, onde o candidato deverá nadar 50m e por fim, flexão e extensão dos membros superiores sobre o solo.
Antes de confirmarem a aptidão para os testes físicos, os candidatos foram aprovados nas provas escritas objetivas, que foram aplicadas nas cidades de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Naviraí, em 13 de outubro de 2013. No dia 28 de novembro aconteceram as entrevistas para quem se declarou negro ou índio.


Para ingresso no Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar são oferecidas 524 vagas, sendo 419 para o sexo masculino e 105 para o sexo feminino. As vagas são distribuídas entre as cidades de Aquidauna, Bonito, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Jardim, Amambai, Dourados, Fátima do Sul, Maracaju, Ponta Porã, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Três Lagoas.


Já o Concurso Público para ingresso no Curso de Formação de Soldados de Bombeiro Militar oferece 150 vagas, sendo 135 para o sexo masculino e 15 para o sexo feminino, divididas entre as seguintes cidades polos: Campo Grande, Sidrolândia, Corumbá, Jardim, Amambai, Dourados, Ponta Porã, Porto Murtinho e Mundo Novo.


As datas para a realização do exame de capacitação física, ainda não foram definidas, mas há informações extraoficiais de que sejam aplicadas até o mês de maio de 2014.


Fonte: Folha de Naviraí







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados