Página Inicial | SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 16/04/2014
Gramado do Virotão deve ser trocado ainda este ano, confirma GEREL
Compartilhar Notícia
Gerente de Esporte diz à Folha de Naviraí que ainda no primeiro semestre a obra deve ser iniciada (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)


Tão questionado pelo ex técnico do Clube Esportivo Naviraiense [Valter Ferreira] o gramado do estádio Virotão deve ser trocado ainda no decorrer de 2014. As dimensões do campo também serão aumentadas.


O prefeito Léo Matos autorizou e a Gerência de Esporte e Lazer (GEREL) já está providenciando um estudo técnico que determine qual a melhor espécie de grama a ser plantada no lugar da existente atualmente, que é do tipo Mato Grosso.


A escolha do tipo de grama para instalar um campo de futebol deve seguir alguns critérios [o clima por exemplo] pois nem todas as variedades existentes são recomendadas para suportar os impactos das partidas de futebol.


Durante entrevista concedida na segunda-feira (14) à Folha de Naviraí, Paulo Henrique Sampaio, que é o responsável pela GEREL, informou que os primeiros contatos foram mantidos e o mais provável é que ainda no primeiro semestre deste ano uma empresa especializada deva iniciar a obra.


Paulo Henrique explicou que alguns estádios de Mato Grosso do Sul, como Ninho da Águia (em Rio Brilhante), Morenão (Campo Grande), Douradão (Dourados), Laertão (Costa Rica), entre outros, foram observados por já possuírem gramados com outras espécies de grama, como a Esmeralda.


De acordo com o gerente de esportes, no Virotão deve ser plantada a grama do tipo Bermudas, que forma, por exemplo, o gramado dos estádios do Pacaembu e do Morumbi, em São Paulo e do Serra Dourada, em Goiânia, GO, entre outros existentes país afora.


Além da troca do gramado, as dimensões do campo do Virotão também serão ampliadas. Atualmente o campo da principal praça esportiva de Naviraí mede 104m x 68m. Quando da substituição do gramado, o campo será ampliado para 110m x 75m, dimensão máxima permitida para competições profissionais. A ideia inicial é de que até maio seja iniciada a obra de troca e ampliação do gramado do Virotão.


Irrigação e refletores


Uma irrigação automatizada, acionada por computador, deve ser implantada no Virotão. Segundo Paulo Henrique Sampaio, com esse moderno sistema bastará programar os horários para que o sistema de irrigação seja acionado e gramado molhado na medida exata.


Para completar as novas melhorias no Virotão, o gerente de esporte, antecipou para a Folha de Navirai que 18 novos refletores estão sendo adquiridos para serem instalados [três em cada um dos seis postes] melhorando a qualidade da iluminação do estádio.


– Essas são medidas que serão tomadas, caso não haja nenhum imprevisto, ainda no primeiro semestre deste ano, deixando o Virotão na melhor condição possível para ser utilizado em todas as competições, seja profissional ou amadora – disse Paulo Henrique Sampaio.


Fonte: Folha de Naviraí







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados