Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 26/08/2009
Colheita do milho safrinha é reiniciada na região de Naviraí
Compartilhar Notícia
Após uma semana de pausa, milho segunda safra volta a ser colhido na região (Foto: Jr Lopes)


As chuvas que atingiram a região de Naviraí nos últimos dias, fez com que a colheita do milho segunda safra (safrinha) fosse paralisada por uma semana. No entanto, nesta terça-feira (25) parte das máquinas e hoje (26) em sua totalidade, voltaram para o campo e a colheita foi reiniciada.


Segundo dados levantados junto ao Departamento Agronômico da Copasul (Cooperativa Agrícola Sul Matogrossense), juntos, os municípios de Naviraí, Itaquiraí, Iguatemi, Juti e Jatei, já colheram 25% dos 43.738 hectares do milho segunda safra que foram plantados.


Cerca de 77% dos produtores iniciaram a semeadura no final do mês de fevereiro e estes atualmente estão no período de colheita. A previsão inicial, era de que a colheita nestas propriedades fossem concluídas até o final do mês de agosto.


Mas como no decorrer do período de colheita houveram outras duas semanas de pausa (uma no ínicio da colheita e a outra de 22 a 28 de julho) nestas áreas os grãos serão colhidos até meados de setembro.


O restante dos produtores de milho da região (33%), realizaram o plantio a partir do mês de abril, a chamada segunda remessa. Nestas áreas a colheita será iniciada após a conclusão da primeira, já que o milho está na fase de enchimento dos grãos e as chuvas dos últimos dias, ao contrário das demais áreas, devem favorecer a produção.


De acordo com o Departamento Agronômico da Copasul, estão previstas chuvas para a região somente na próxima quarta-feira (2 de setembro). Apesar do atraso nas áreas em que está ocorrendo a colheita, a estimativa inicial de produtividade (44 sacas por hectare) tende a ser confirmada.


Fonte: Jr Lopes (Naviraí Diário)







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados