Página Inicial | DOMINGO, 19 DE MAIO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 20/11/2009
Naviraí será representada no Seminário de Tecnologia Educacional
Compartilhar Notícia
Projeto desenvolvido na escola Marechal Rondon representará Naviraí em Campo Grande (Foto: Divulgação)


Naviraí será representada no I Seminário de Tecnologia Educacional – Perspectiva e Experiência no Uso das TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação) nas Escolas de Mato Grosso do Sul. O evento ocorrerá nos dias 26 e 27 de novembro, no auditório da UNAES, em Campo Grande.


Para representar Naviraí, o NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional) selecionou o Projeto Letramento Tecnológico: A Tecnologia na Ponta do Lápis, projeto este que é desenvolvido na Escola Municipal Marechal Rondon, sendo coordenado pela professora Wanieyre Aparecida de Oliveira.


De acordo com a professora, o projeto surgiu na expectativa de refletir sobre algumas características da época em que vivemos, conscientizando alunos e pais sobre o papel da tecnologia na vida cotidiana. O computador, explica a professora, foi utilizado como aliado na luta pela inserção e manutenção dos educandos no processo educativo, tornando um processo prazeroso durante as atividades.


Ele foi utilizado no projeto como meio interdisciplinar para introduzir recursos que auxiliam no processo ensino-aprendizagem. Tendo como prioridade contribuir para a inclusão digital, a professora Wanieyre vem ajudando os alunos do 2º ano B a dominar alguns conceitos de informática, os utilizando no dia-a-dia para processar textos e desenvolver estratégias de compreensão da leitura e escrita. “Não se trata de escolher entre alfabetizar ou letrar; trata-se de alfabetizar letrando”, explica a professora.


No projeto foram utilizados materiais tecnológicos disponíveis na escola, como computadores, notebook, datashow, livros, revistas, jornais, etc. Os registros e postagens são valorizados e a avaliação passa a ser algo vivo e dinâmico.


A abertura do Blog: http://professorawanieyre.blogspot.com/ e as produções postadas auxiliam a professora e pais, pois ficam à disposição dos visitantes, podendo consultá-los e percebendo quanto se tem avançado.  No semanário são anotados o que precisa ser melhorado, que experiências foram boas ou não, os motivos que levaram ao sucesso e as reações dos alunos a determinadas atividades.


Fonte: Jr Lopes







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados