Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 17 DE MAIO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 26/06/2012
Bagaço da cana-de-açúcar é transformado em artesanato em Naviraí
Compartilhar Notícia

A Fundação de Cultura da Prefeitura de Naviraí encerrou na última sexta-feira (22) o primeiro módulo do curso de Aproveitamento do Bagaço da Cana, voltado para a prática do artesanato. Ao todo 15 mulheres de Naviraí concluíram o curso que faz parte do Projeto “Cidadania e Efetivação de Direito das Mulheres, Incentivo à Autonomia Econômica e ao Empreendedorismo” desenvolvido pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.


O curso apresentou todas as etapas do processo de produção artesanal com bagaço de cana, que vai desde a fase de higienização, passando pela extração da celulose até a finalização com a secagem da fibra. Após este processo as concluintes do curso aprenderam o manuseio para construção de artesanatos.


No final da Oficina as participantes receberam o certificado de conclusão e futuramente a carteira de artesã, podendo assim participar de exposições por todo o país. Dentre os objetos construídos com o bagaço da cana se destacaram – capas para cadernos e agendas, convites e enfeites domiciliares e escritórios.


Segundo Joana da Silva os artesanato produzido pelas novas artesãs são a prova que todo o trabalho desenvolvido valeu a pena. “Este inovador processo de transformar o bagaço da cana em artesanato melhora a qualidade de vida oferecendo uma renda extra as famílias”, ressaltou Joana.


O projeto desenvolvido pela Coordenadoria da Mulher segue com mais dois módulos do curso de Aproveitamento do Bagaço da Cana, e também oferecerá curso de pedreiro e azulejista para as mulheres residentes no município.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados