Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 17 DE MAIO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 16/06/2012
Alunos do Eurico Dutra desenvolvem projeto de combate a violência nas escolas em Naviraí
Compartilhar Notícia
Projetos Mente Sã e Tosco foram desenvolvidos por alunos da Escola Erico Gaspar Dutra (Fotos: Jr Lopes/Navirai Diário)


Alunos da Escola Estadual Eurico Gaspar Dutra, matriculados nas séries do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e do 1º Ano do Ensino Médio, participaram dos Projetos Mente Sã e Tosco em Ação, que tem como objetivo diminuir o índice de violência nas escolas e no ambiente social.


A cerimônia de conclusão do projeto foi realizada no dia 31 de maio, no plenário da Câmara de Vereadores, que ficou totalmente tomado pelos alunos, professores e convidados. A cerimônia contou com a participação do diretor da Escola Eurico Dutra, professor Robson Puertas; do presidente da Câmara, vereador Gean Volpato; do vereador Antonio Carlos Klein; professor Marcio Albino, representante do NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional), entre outros.


O Projeto Tosco em Ação – Combatendo a Violência nas escolas da Rede Estadual de Ensino surgiu do livro “Tosco”, escrito pelo filósofo, psicólogo e professor universitário Gilberto Mattje. O livro foi distribuído inicialmente para cerca de 130 mil estudantes da Rede Estadual. Assim que chegou às mãos dos adolescentes o livro virou febre, especialmente nos estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental.


Ele busca desenvolver valores éticos e morais nos adolescentes estudantes, trazendo questões e fatos abordados no cotidiano, na expectativa que reflitam sobre suas atitudes com colegas, professores e na família.


Com base nos temas abordados no projeto, os alunos desenvolveram diversas atividades (músicas, encenação de peça teatral e entrevistas).


Algumas autoridades abordaram temas voltados as drogas. A coordenadora do Programa Municipal de Redução de Danos, Claudia Dias de Jesus, apresentou dados oficiais sobre os usuários de drogas em Naviraí. O promotor de justiça, Paulo da Graça Riquelme de Macedo, teceu comentários a respeito dos prós e contras das leis anti-drogas.


As atividades desenvolvidas pelos alunos dos 1ºs anos, foram orientadas pelos professores Wesley (Filosofia e Sociologia), Daiane (História), Mariana (Literatura), Rodrigo (Biologia) e Patrícia (Língua Portuguesa e Inglês). A professora Rosa Maria foi a coordenadora do Projeto Tosco em Ação. Os alunos do 2º Ano (A e B) e do 3º Ano A, do Ensino Médio, desenvolveram o Projeto Mente Sã. Eles foram orientados pelo professore de Biologia, Rodrigo.


A cerimônia realizada no plenário da Câmara teve momentos de descontração (teatro e músicas) e de reflexão, quando em um projetor de imagem foram reproduzidas entrevistas com autoridades e um ex-viciado em drogas, que deu seu depoimento alertando os jovens sobre os males causados na vida de dependentes químicos e seus familiares.


No final do evento, alunos e professores destacaram a importância dos dois projetos. Do empenho de cada um para que o que foi abordado durante a elaboração e execução dos Projetos Mente Sã e Tosco em Ação, sejam introduzidos no dia-a-dia de cada um, visando promover juntos (escola e comunidade) meios que diminuem o índice de violência.


Fonte: Naviraí Diário/Jr Lopes







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados