Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 17 DE MAIO DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 26/05/2012
Coletores de lixo denunciam problemas na coleta
Compartilhar Notícia
Coletores pedem colaboração dos moradores no descarte adequado do lixo doméstico (Foto: Arquivo)


A atividade de coleta de lixo é um serviço desenvolvido em prol do bem estar dos munícipes, e a prefeitura de Naviraí através da Cipa – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, alerta os moradores quanto ao descarte correto do lixo doméstico, que vem trazendo inúmeros problemas para os coletores.


O trabalho desenvolvido pelos 18 funcionários da coleta de lixo está sujeito aos mais variados riscos de acidentes tais como: as intempéries climáticas, ataques por animais soltos nas vias públicas, mau acondicionamento do lixo, descarte inadequado de materiais perfurocortantes, excesso de peso ocasionado pela grande quantidade de resíduos acondicionados em latões, entre outros.


O descarte inadequado de resíduos de saúde também vem representando uma ameaça real de contaminação das pessoas que trabalham diretamente com esse tipo de lixo. É sabido que os objetos perfurocortantes que tenham tido contato com sangue humano podem transmitir, por exemplo, doenças como Aids e ainda as hepatites B e C.


Segundo a presidente da Cipa, Edileusa Bastos Cardoso Rodrigues, a preocupação é com a saúde dos coletores do lixo doméstico. “Nosso objetivo é a redução dos acidentes com os mesmos, por isso pedimos a população para que se conscientizem quanto ao descarte correto de determinados materiais, como agulhas usadas por usuários de insulina, cacos de vidro, entre outros”.


Edileusa lembra que as agulhas utilizadas pelo paciente com diabetes devem ser armazenadas em uma garrafa pet e levadas a um posto de saúde. Já os cacos de vidro podem ser descartados no lixo desde que envolvidos em papel, para evitar possíveis acidentes com os coletores.


De acordo com o coletor de lixo Rosenaldo Bran Bonfim, outra dificuldade enc
ontrada é o excesso de peso dos latões de lixo. “Muitas vezes até o motorista do caminhão tem que nos ajudar a pegar os tambores de lixo, devido ao grande peso ocasionado pelo excesso de terra, água de chuva e até mesmo entulho, que os moradores descartam como lixo doméstico”, destaca o coletor.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados