Página Inicial | TERÇA-FEIRA, 30 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 17/04/2012
Nova audiência pública sobre Fundação em Naviraí foi esclarecedora
Compartilhar Notícia
Zelmo enumerou vantagens do novo modelo que está sendo buscado (Foto: Divulgação)


O executivo municipal, em defesa do projeto que tramita na Câmara, objetivando transformar o hospital municipal em Fundação Estatal, participou através dos seus principais representantes, o Prefeito Zelmo de Brida, o vice Ronaldo Botelho, a Gerente de Saúde Maria Cristina T. Gradella além de outros gerentes, da audiência pública realizada na última sexta-feira (13), no auditório do poder legislativo. “Precisamos ponderar os prós e contra para que tenhamos a melhor decisão”, disse a Gerente de Saúde, ao destacar que o projeto prevê uma Fundação 100% SUS.


O evento teve como proponentes o presidente da Câmara – Gean Carlos Volpato (PMDB) e Vanderlei Cahgas (PSD). Os palestrantes foram o Deputado Estadual Osvaldo Mochi Junior (PMDB) e do diretor do hospital regional de Coxim e membro do Conselho Estadual de Saúde Rogério Alves Souto. O Hospital da cidade localizada na região sudoeste é gerido por uma fundação e modelo bem sucedido deste formato de gestão.


“Foi uma audiência esclarecedora, apesar da tentativa de transforma - lá em palanque político eleitoral” disse Zelmo de Brida, ao citar a participação do deputado Onevam de Matos que usou espaço para, como de costume, fazer política. O Prefeito lamentou que o deputado que projeta ser candidato a sucedê-lo, parece não querer discutir, de forma ponderada, assuntos desta importância, afinal estamos buscando uma solução para as limitações que o poder público tem para evoluir na estruturação da saúde, notadamente com a contratação de profissionais. Outro fator que favorecerá será a agilização nos processos de compra e busca de maior eficiência no atendimento.


“Definitivamente não iremos para um embate desequilibrado” finalizou. O Prefeito diz que as pessoas têm o direito de ser favoráveis ou contrárias, sem com isso haver necessidade de falatórios que acabam sendo desrespeitosos.


Cerca de 300 pessoas participaram da audiência, incluindo a maioria dos vereadores. Respaldados por mais essas experiências, mostradas pelos palestrantes, que desta feita vieram defender o modelo de gestão, o legislativo deve começar a apreciar o projeto. Antes pelo compromisso firmado entre a Gerência de Saúde e o Conselho o conteúdo será revisado, e se existir algum artigo que deixa dúvida quanto principalmente ao atendimento unicamente pelo SUS o mesmo poderá sofrer alteração.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados