Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 03 DE MAIO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 10/02/2012
Zelmo defende Fundação como saída para a Saúde
Compartilhar Notícia
Zelmo quer Fundação e no futuro Hospital Regional (Foto: Arquivo)


O Prefeito Zelmo de Brida (PMDB) considera que a saída para resolver os maiores obstáculos enfrentados pela saúde pública local está na mudança do modelo de gestão do hospital municipal. Em entrevista no rádio nesta sexta-feira (10), o prefeito enumerou algumas vantagens que a mudança poderá trazer, entre as principais, que em futuro próximo poderá fazer com que haja a transformação para a Hospital Regional.


“A idéia do mentor do hospital municipal foi boa, mas o município hoje tem prejuízo, porque o estado não fez investimentos aqui ao longo dos anos” disse, ressaltando que em outras regiões foram criados hospitais sem que a carga ficasse tão pesada para as prefeituras.


Entre algumas vantagens proporcionadas pela fundação, cujo projeto está tramitando na Câmara, será que os atendimentos de emergência, feitos a pacientes que possuem planos de saúde, poderão ser cobrados. “Atende se o paciente e o plano de saúde ou a seguradora reembolsa o hospital” adverte o Prefeito, lembrando que no formato atual isso não é possível. O Prefeito tranqüiliza a todos os pacientes abrangidos pelo SUS que o serviço continuará o mesmo, ou seja, totalmente custeado pelo governo.


Um segundo passo depois da criação da fundação será a regionalização. Naviraí deverá ter atendimento de referência para outras 6 cidades do conse-sul. “Já estamos tratando disso com o governo do estado” ressalta Zelmo, informando que o custo da saúde que hoje gira em torno de R$3,5 milhão, será rateado entre as cidades que integram a micro região. “certamente vai sobrar dinheiro para se investir em outros setores” garante. O prefeito ainda sonha  com a possibilidade da contratação de especialistas, a conquista de uma UTI e o serviço de Hemodiálise. “acreditamos ser a saída para melhorar efetivamente a nossa saúde” diz.


Ainda na fala o chefe do executivo lembrou que com a estruturação da saúde, a existências de médicos e diversas especialidades até mesmo o custo que hoje a Prefeitura tem com a Cassems, poderá ser dispensado. Hoje temos uma despesa de cerca de 60 mil/mês, que com o hospital regional em Naviraí, esse dinheiro poderá até, ser revertido em salário para o funcionalismo.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados