Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 03 DE MAIO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 09/02/2012
Naviraí garante ganho real de 10,8% com reajustes dos últimos anos
Compartilhar Notícia
Zelmo de Brida, enaltece conquista do funcionalismo em Naviraí (Foto: Arquivo)


O funcionalismo público municipal de Naviraí obteve nos últimos seis anos um ganho real de salário que ultrapassou os 10%. Os reajustes concedidos todos os anos, durante a gestão atual, comandada pelo Prefeito Zelmo de Brida (PMDB), foram sempre superiores a inflação acumulada, calculando tanto o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), como o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), medido mensalmente pelo IBGE.


Os números fazem parte de um levantamento feito pela Gerência de Finanças da Prefeitura, em período em que há discussão sobre a nova proposta de reajuste apresentada pelo executivo. O projeto que prevê aumento de 6% por cento, 0.90 acima dos 5,10% recomendados na última assembléia da Assomassul, realizada na última quinta-feira (02), tramita nas comissões da Câmara de Vereadores.


Os dados da área financeira da Prefeitura asseguram que, mesmo com as dificuldades, o salário do funcionalismo assim como outros importantes benefícios a eles concedidos, foi sempre prioridade na atual gestão. Em 2007, foi o 1º reajuste com um índice de 7 %. Em 2008 o índice concedido foi de 10% (contando 4,46 de correção e 5,54 de reajuste). Nos anos de 2009, 2010 e no ano passado o reajuste foi de seis por cento, mesmo índice que está sendo concedido agora. No total em 6 anos, foram 41,00% de reajuste, contra uma inflação acumulada (IPCA) de 30,20%, correspondendo a um ganho real de 10,80%.


O Prefeito Zelmo de Brida considera o resultado fruto de uma política de austeridade e acima de tudo valorização dos funcionários. Além das correções salariais a administração ainda atendeu os servidores com benefícios importantes, como por exemplo, o plano de saúde da Cassems, em que parte do custo é bancado pelo município.


Outra conquista obtida, atendendo a reivindicação do Sindicato, foi a criação do Tíquete Alimentação, que garante R$ 120,00 aos servidores cuja remuneração mensal não ultrapassar o limite de dois salários mínimos; R$ 80,00 aos que recebem acima de dois salários mínimos e até quatro salários. “Ainda incorporamos o abono ao salário dos professores e equiparamos os vencimento dos administrativos” diz Zelmo, ao se referir a benefícios acrescentados ao grupo da educação.


NEGOCIAÇÃO


O prefeito viu com estranheza a cobrança que surgiu na câmara, sobre a necessidade de abertura de negociação com os representantes do funcionalismo. Ele entende que cabe a parte interessada, os representantes dos servidores, provocarem esse tipo de conversa.


“Isso está acontecendo agora” diz, ao se referir a um oficio recebido na última segunda-feira (06), onde o SFPMN pede uma reunião para tratar do assunto. O vereador Gallo que levantou a questão, tenta novamente, como fez recentemente na proposta de tornar  o recesso de final do ano em lei, colocar o funcionalismo contra a administração. “è o tipo da atuação com objetivo de angariar dividendos eleitorais” finaliza.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados