Página Inicial | SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 27/01/2012
Ajustes tecnicos podem ampliar em até 12% a produção, diz pesquisador
Compartilhar Notícia
Produtores recebem orientação técnica para aumentar a produtividade (Foto: Anderson Viégas/G1MS)


Ajustes tecnológicos no equilíbrio nutricional, estrutura e microbiologia do solo, além de cuidadoscom a época correta de semeadura, escolha das variedades mais adequadas, densidade e espaçamento, podem resultar em uma ampliação de 10% a 12% da produção de grãos.


A afirmação do engenheiro agrônomo e diretor-executivo da Fundação MS, Dirceu Broch, foi feita nesta quinta-feira (26), durante palestra no giro tecnológico do Showtec, que está sendo realizado em Maracaju, a 160 quilômetros de Campo Grande.


“Hoje temos material genético para produzir até 80 sacas de soja por hectare, mas, para isso precisamos fazer esses ajustes. Em média, em Mato Grosso do Sul a produtividade hoje é de 50 a 51 sacas. Existem algumas regiões, como em Maracaju, em que chegamos a 65 sacas, mas em um ano em que o clima colabora muito”, explica.


Em relação específica ao milho, o pesquisador André Lourenção, também da Fundação MS, destacou em outra palestra do giro que é importante que o produtor cultive variedades diferentes. “Desse modo o produtor vai selecionando a que melhor se adapta ao tipo de solo da sua propriedade e depois de um período vai ter informações suficientes para escolher a variedade mais estável”, comenta.


Outro engenheiro agrônomo da entidade, Ricardo Barros, lembrou da importância do produtor fazer uma dessecação correta da cultura que já foi colhida antes de iniciar o plantio de um nova lavoura.


“Sem fazer a dessecação do modo certo ele já tem uma perda, no caso da soja, por exemplo, de 7 a 10 sacas por hectare. E ele não consegue compensar isso, mesmo que tenha uma boa semente, um bom maquinário. Vai aumentar a competição da soja com ervas daninhas e ainda pode sofrer o ataque de pragas e doenças”, alertou.


Showtec
O Showtec é a mostra de tecnologia para o agronegócio que a Fundação MS promove em Maracaju. Nesta edição a 16ª, tem como tema a produção de alimentos com consciência ambiental. No evento estão sendo apresentados 70 híbridos de milho, 80 cultivares de soja, máquinas e implementos agrícolas, alternativas de produção para a agricultura familiar, entre outras atrações.


Fonte: G1/ MS







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados