Página Inicial | QUARTA-FEIRA, 17 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 05/11/2009
Naviraí: “Touro Candil” será atração Cultural no aniversário da cidade
Compartilhar Notícia
Apresentação fará parte das comemorações do aniversário da cidade (Foto: Divulgação)


A Prefeitura de Naviraí através da Fundação Cultural deu início nesta semana a programação alusiva as comemorações dos 46 anos de emancipação política e administrativo do município que será no próximo dia 11 de novembro.


Dentre as atrações previstas, estará no município o “Touro Candil - Encantado”, uma das maiores festa do folclore cultural do Estado. Uma das recentes apresentações foi na abertura do jogo da Seleção Brasileira em Campo Grande, diante da Venezuela em partida válida pela última rodada das Eliminatórias para a Copa de 2010.


O espetáculo trás consigo um misto de religiosidade e folclore envolvendo a Lenda do Touro Candil. Durante a apresentação que tem a participação de mais de 90 adolescentes, dois touros (Bandido e Encantado) se desafiam para ver quem é o legítimo filho do Touro Candil. Em Naviraí, estará se apresentando o desafio do Touro Encantado. Os touros são representados pelas cores verde e amarelo, respectivamente.


As cores que denotam também os principais tons da Bandeira Nacional demonstram os laços culturais entre Brasil e Paraguai, que são divididos apenas por um rio. Desde 2005 a atração folclórica do Paraguai foi adaptada, criando a disputa dos touros em um espetáculo que mescla teatro e dança, mostrando traços indígenas e religiosos do país vizinho.


Os festejos de comemoração dos 46 anos do município terá início na noite de terça-feira (10) na Praça Euclides Antonio Fabris. O prefeito Zelmo de Brida, que teve a oportunidade de ver a apresentação, fez questão que esta fosse apresentada no município. “É um espetáculo maravilhoso, tenho certeza que nossa população irá gostar”, diz o prefeito.


A Superintendente da Fundação Cultural Joana da Silva, lembra que além do Touro Candil, inúmeras atividades estão programadas para abertura oficial. Dentre elas, Hino Nacional com o Projeto Arte e Vida, Banda de Percussão Tom Jobim e a Banda Free Style. “Estamos nos preparando para que seja uma grande festa”, comenta Joana.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados