Página Inicial | SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 09/12/2011
MEC aparenta concordar com plano de expansão da UFGD
Compartilhar Notícia

A diretoria da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) está otimista quanto aos encaminhamentos da reunião com o secretário-executivo do MEC (Ministério da Educação), Henrique Paim, que representou o ministro Fernando Haddad, na agenda da última quarta-feira (07), em Brasília (DF). Isso porque foi a primeira vez em que houve um posicionamento concreto de que o Plano de Expansão da UFGD será acolhido.


“A impressão é de que realmente vai dar certo. Estamos otimistas já que a recepção ao nosso projeto foi muito positiva. Serão realizados estudos e debates com a universidade sobre o período e o tamanho da expansão, o Governo Federal vai realizar uma avaliação criteriosa para abertura de novas vagas, mas a posição é de que nossas metas vão ao encontro da proposição do MEC, principalmente quanto à ampliação da educação a distância e da pós-graduação”, afirmou o reitor da UFGD, Damião Duque de Farias.


A previsão é de que no primeiro semestre de 2012 aconteça um desdobramento da apresentação do plano, que será a finalização da negociação entre o MEC e as universidades.


Crescimento


A proposta é de criação de 51 cursos de graduação, sendo 35 presenciais (8.450 vagas) e 16 a distância (12.200 vagas), e de 45 cursos de pós-graduação, com 25 mestrados (820 vagas) e 20 doutorados (768 vagas), chegando a 22.238 novas vagas. Será necessário aumentar o número de professores (mais 1.235) e técnico-administrativos (mais 1.483), contratando 2.718 novos servidores.


A meta da ampliação é chegar a pós-expansão (consolidação dos novos cursos com a formatura das primeiras turmas) com uma estrutura acadêmica total da UFGD de 30.063 alunos na graduação e pós-graduação e 3.389 servidores (professores e técnico-administrativos), totalizando 33.452 pessoas envolvidas diretamente com a Universidade. Para esse crescimento será preciso aproximadamente um orçamento de R$ 41 milhões para custeio e de R$ 228 milhões para investimento em infraestrutura.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados