Página Inicial | DOMINGO, 28 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 04/11/2011
Naviraí: Prefeitura entrega uniforme para coletores de lixo
Compartilhar Notícia
A distribuição do material foi acompanhada pelo Vice Prefeito Ronaldo Botelho (Foto: Divulgação)


Com objetivo de proporcionar que os servidores atuem cada vez mais dentro das normas de segurança no trabalho a Prefeitura de Naviraí fez na última semana a entrega de novos uniformes para os funcionários que trabalham na coleta de lixo. Foram distribuídos 120 uniformes, sendo duas trocas para cada um. Além dos coletores, os motoristas dos caminhões de recolhimento de lixo também foram beneficiados.


A distribuição do material foi acompanhada pelo Vice Prefeito Ronaldo Botelho, pelo gerente do Núcleo de Serviços Públicos Augusto Franciscati, além do presidente do Sindicato dos Funcionários Municipais Adriano Silvério e o técnico em segurança do trabalho Rubens José Meurer. “A segurança de todos os trabalhadores da administração é uma preocupação nossa e do Prefeito Zelmo”, disse Ronaldo, salientando que além desse aspecto ainda é uma forma de economia, pois os trabalhadores ganham a roupa para exercer a atividade no dia a dia.


Os uniformes possuem a chamada faixa refletiva, que é um item de segurança exigido pelas normas da ABNT. É um tecido profissional que é utilizado por funcionários que trabalham expostos, em ruas, áreas externas, evitando acidentes de trabalho, como, por exemplo, atropelamentos, pois a faixa é de fácil visualização por ser refletiva. Além disso, os coletores de lixo também usam o Equipamento de Proteção Individual (EPI). No caso dos coletores, o EPI (Equipamento de Proteção Individual) é composto pelo uniforme (Jaleco de Brim Leve, e a Calça de Brim Pesado) com a faixa refletiva e pelo par de luvas de segurança tricotada específicas para a coleta de lixo. As luvas são trocadas periodicamente, Calçado de Segurança tipo Botina e é feito um monitoramento da troca de todo o conjunto de proteção por meio da ficha de controle de entrega de EPI. É importante destacar que o governo municipal segue as Normas Regulamentadoras (NR) do Trabalho.


Todo o EPI possui o Certificado de Aprovação do Inmetro – o equipamento não terá validade sem o certificado, em caso de fiscalização. Além dos funcionários que trabalham na limpeza de rua (pessoal da varrição) e equipe de poda de grama também receberá o novo uniforme.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados