Página Inicial | SEGUNDA FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 21/10/2011
Divisão e desconfiança devem marcar reunião do "Movimento PT"
Compartilhar Notícia

A tradição de não se afinar em discussões  internas do PT já  teria contaminado  a corrente ‘Movimento PT’,  liderada pelo senador Delcídio do Amaral.


Na reunião marcada para hoje à tarde,  que tem com uma das pautas a possibilidade de apontar nomes para a convenção do partido para as eleições municipais 2012,  já haveria a discordância, mesmo antes de seu início, em relação a posição do senador de admitir o apoio a candidato de fora do arco de alianças do PT.


A professora Elza Jorge, ligada ao deputado Biffi, defende, no outro extremo, que o PT tenha candidato próprio, com o objetivo de fortalecer a legenda. Essa corrente considera "ingenuidade ou erro estratégico", com reflexo em 2104, afetando até a própria pretensão de Delcídio de disputar o governo, cogitar apoiar candidaturas de adversários políticos históricos. Indiretamente, essa corrente reage a rumores de que o senador Delcídio admitiria reservadamente o apoio ao pré-candidato do PSDB, Deputado Federal Reinaldo Azambuja.


A Corrente “Movimento PT” foi formada meio às pressas no final do ano passado, reunindo três pequenas alas do PT: uma, liderada pelo Deputado Antonio Biffi, outra, pelo ex-deputado Amarildo Cruz e uma última liderada também pelo ex-deputado Pedro Teruel.


Até o dia de hoje, a corrente não havia se reunido nem mesmo para constituir sua coordenação, o que deverá ser o primeiro assunto da pauta da reunião de hoje garantiu o Deputado Federal Antonio Carlos Biffi, que deve ser indicado para coordenador.


O comando do grupo ligado ao senador Delcídio é composto ainda provisoriamente pelos sub-grupos que a compõem,  com pelo menos 4 vertentes: Agamenon Silva (ligado ao ex- deputado Amarildo Cruz), Marquinhos Garcia (ligado ao Senador Delcídio Amaral),  professora Elza Jorge (ligada ao deputado Biffi) e Alex Santos (afinado com o ex- deputado Pedro Teruel).


Mas apesar da reunião ter como pauta principal a escolha do coordenador, a sucessão na Capital e nos municípios do interior deve prevalecer no encontro.  A orientação é de que as executivas municipais deveriam  buscar alianças entre os partidos aliados ou do próprio PT na cabeça de chapa. Ocorre que a suspeita e desconfiança entre  os companheiros da corrente de suposto “conchavo sendo preparado a toque de caixa, para formação de um chapão, envolvendo o Senador Delcídio e o governador Puccinelli para 2014, causa inquietação tendo em vista a movimentação no interior levada a efeito pelo senador Delcídio, que teria, segundo petista que pediu anonimato, incentivado filiações que contrariariam os interesses do PT.


Os indícios  estão nas palavras do próprio governador e nunca desmentido pelo Senador, como sua entrevista logo após o fim do prazo de filiações eleitorais ao Bom dia MS, da TV Morena. Na ocasião, o governador André Puccinelli  insinuou o “acordão”, até o momento não desmentido pelo Senador Delcídio. A entrevista e insinuações constantes têm levado a própria corrente a suspeitar do acordo com André Puccinelli.


Outro fator que tem  causado desconfiança sobre as posições de Delcídio Amaral e preocupado os  integrantes do “Movimento PT” é  o fraco desempenho do partido nas filiações.


“Se fizermos uma análise nua e crua  de filiações após o  fim do prazo eleitoral, percebe-se que  o partido que mais se fortaleceu  foi o PMDB, inclusive com o retorno do Giroto,  ao contrário do nosso PT que só perdeu vereadores e inclusive prefeitos (um deles foi o de Dois Irmãos do Buriti que  migrou para o PMDB). Vou colocar  a questão em pauta na reunião de logo mais, olhando  nos olhos do Senador Delcídio Amaral”, garantiu o petista que pediu anonimato.


A reunião está prevista para às 14h na sede da Fetems (Federação dos Trabalhadores da Educação de Mato Grosso do Sul).


Fonte: Midiamax







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados