Página Inicial | SEGUNDA FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 10/10/2011
Horticultura de Naviraí se organiza para atender a demanda
Compartilhar Notícia
Gerente do Núcleo de Agricultura e Pecuária da Prefeitura de Naviraí, Agenor de Paiva (Foto: Divulgação)


A produção de hortaliças em Naviraí está em pleno desenvolvimento. Os horticultores estão organizados em associações e pretendem implantar uma cooperativa para melhor atender a atividade, uma vez que é imprescindível a organização para que possam comercializar seus produtos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).


Este programa é oferecido através do Governo Federal, por intermédio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Ministério do


Desenvolvimento Social (MDS), sendo coordenado pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).
Através do Programa de Aquisição de Alimentos, a Prefeitura de Naviraí tem adquirido produtos hortifrutigranjeiros dos agricultores familiares e promovido a doação para doze entidades realizam trabalhos sociais no município.


De janeiro a setembro deste ano, já foram adquiridos cerca de R$ 200.000,00 no Programa de Aquisição de Alimentos. Através do Programa Nacional de Abastecimento Escolar (PNAE), as escolas Municipais e Estaduais, estão se organizando para ampliar a aquisição dos produtos dos agricultores familiares para alimentação dos alunos da duas redes escolares.


O Núcleo de Agricultura e Pecuária (gerente Agenor Ricardo de Paiva), que faz parte da Gerência Municipal de Desenvolvimento Econômico, vem apoiando essa atividade, com a elaboração de projetos, transporte de matéria orgânica, preparo do solo, comercialização e assistência técnica.


Em parceria com a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), é desenvolvido desde 2009 em Naviraí, um programa alternativo que visa a alimentação saudável. Este projeto é denominado “Plantio de Hortas Caseiras” e atualmente conta com cerca de


3.500 pessoas cadastradas. Os cadastrados são beneficiados pelo município com a doação de sementes e apoio técnico de técnicos da Agraer.


O gerente do Núcleo de Agricultura e Pecuária, Agenor Ricardo de Paiva, conclui que, a atividade de horticultura vem se desenvolvendo de forma sólida. “Ainda existe muito a ser feito, uma vez que a cada ano que passa cresce o consumo de hortaliças no município de Naviraí e a produção tem que acompanhar este crescimento. Por isso os horticultores estão se organizando, com o objetivo de atender a demanda e oferecer produtos de qualidade”, finalizou Agenor Ricardo de Paiva.


Fonte: Jr Lopes (Naviraí Diário)







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados