Página Inicial | QUARTA-FEIRA, 15 DE MAIO DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 27/09/2011
Caixa Econômica Federal de Naviraí entra em greve e fecha a partir de hoje
Compartilhar Notícia
CEF de Naviraí fecha por tempo indeterminado (Foto: Arquivo/Portal do MS)


Os bancários da CEF – Caixa Econômica Federal de Naviraí decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir das 0h de terça-feira (27). A decisão foi tomada em assembléia realizada na noite de ontem (26) na sede da SEEB - Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Naviraí.


Na reunião apenas funcionários da CEF comparecem e decidiram acompanhar a paralisação nacional.


Por telefone, o presidente do Sindicato dos Bancários de Naviraí, Moacir Fogaça, disse a reportagem do site Portal do MS, que os demais bancos: Banco do Brasil, Bradesco, HSBC e Itaú podem aderir à greve a partir de amanhã (28) no município. “Teremos uma reunião hoje às 16h, ai saberemos se os demais bancos de Naviraí também irão aderir à paralisação, exceto o Sicred”, informou Moacir.


A categoria rejeitou a proposta de 8% de reajuste salarial feita pelos bancos. A decisão foi tomada em assembléias pelo país na noite desta segunda-feira. A paralisação atingirá bancos públicos e privados. “A categoria reivindica um reajuste de 12,8% de reajuste”, disse Moacir.


Segundo a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) a proposta dos bancos não contém valorização do piso salarial, não amplia a participação nos lucros, e muito menos traz avanços em relação às reivindicações de emprego e melhoria das condições de trabalho. Os bancários reivindicam fim da rotatividade, mais contratações, fim das metas abusivas, combate ao assédio moral, mais segurança, igualdade de oportunidades e inclusão bancária sem precarização, dentre outras itens.


BANCOS


Segundo a federação, a convenção dos trabalhadores “inclui pisos salariais elevados para uma jornada reduzida, muitos e significativos benefícios, além de ser a única categoria com PLR garantida por convenção”.


Antes da decisão dos bancários, a Fenaban tinha dito que a greve seria “fora de propósito”. “Desde o início, a Fenaban se manteve aberta ao diálogo e apresentou duas propostas econômicas em apenas uma semana”, informou em nota.


ORIENTAÇÃO


A federação orientou os bancos a buscarem todos os meios legais para garantir o atendimento da população, “uma vez que este é o seu papel na sociedade”. Aos clientes, a recomendação é para que seja feita a utilização de canais alternativos, como internet, telefone, terminais de autoatendimento e correspondentes bancários.


Fonte: PortaldoMS







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados