Página Inicial | SÁBADO, 18 DE MAIO DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 26/09/2011
Líder do PSD: "Já compramos caixa de charutos para celebrar"
Compartilhar Notícia

Escolhido para ser o líder do Partido Social Democrata (PSD) na Câmara, o deputado Guilherme Campos (DEM) diz ter certeza de que a nova sigla, liderada por Gilberto Kassab, conseguirá o registro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (27). Em entrevista exclusiva a Terra Magazine, Campos afirmou que o clima é de total otimismo tanto em São Paulo como em Brasília. “Já compramos até caixa de charutos para celebrar o nascimento do PSD amanhã”.


Segundo o deputado, a relatora do processo, ministra Nancy Andrighi, reconheceu 514.932 assinaturas – mais do que as 491.643 necessárias para a homologação do partido. No entanto, o ministro Marco Aurélio Mello diz que o aval às rubricas deve ser dado pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), e não pelos cartórios eleitorais, como considerou Nancy.


“Nossa resolução é muito explícita. As listas devem ir aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para que eles verifiquem a boa procedência e homologuem as listas”, explica o ministro. Para ele, a homologação do PSD, se concedida amanhã, será precipitada.


A análise do ministro, porém, não parece preocupar o deputado e outros adeptos da nova sigla. Questionado sobre um clima de “temor” entre prefeitos e vereadores que não teriam como concorrer às eleições do próximo ano caso o registro do PSD não saia até 7 de outubro, o líder dispara. “Há um clima de apreensão e ansiedade compreensível, mas que será normalizado a partir de amanhã”.


Confira os principais trechos da entrevista.


Terra Magazine – Qual é a expectativa para o julgamento do pedido de registro do PSD nesta terça-feira (27)?
Guilherme Campos – Expectativa positiva. Já compramos até uma caixa de charutos para celebrar o nascimento do PSD amanhã.


Alguns ministros são contrários à homologação do PSD, afirmando que não há assinaturas suficientes com o aval de TREs.
Todo o processo de formação do PSD foi respeitando rigorosamente à legislação. A relatora Nancy Andrighi reconheceu as assinaturas por meio dos cartórios eleitorais, e os próprios TREs deram legitimidade ao PSD em 18 Estados.


Qual é o clima na bancada que aderiu ao PSD? O prefeito Gilberto Kassab está otimista?
Otimista aqui (em Brasília) e lá (em São Paulo).


Fala-se que muitos adeptos do PSD estão começando a recuar, com a possibilidade de o partido não conseguir o registro e não disputar as eleições de 2012.


Há um clima de apreensão e ansiedade compreensível, mas que será normalizado a partir de amanhã.


Fonte: Terra







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados