Página Inicial | QUARTA-FEIRA, 15 DE MAIO DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 23/09/2011
Carteiros de Naviraí e Itaquiraí entram em greve
Compartilhar Notícia
Carteiros concursados estão de braços cruzados desde a semana passada nos 2 municípios (Foto: Jr Lopes)


Os carteiros concursados das agências dos Correios de Naviraí e Itaquiraí cruzaram os braços, reivindicando melhorias salariais. Em Naviraí dos 11 carteiros que atuam no município, apenas os 5 que foram contratados temporariamente estão trabalhando. Já em Itaquiraí, os dois carteiros que são concursados e realizam a entrega de cartas e encomendas cruzaram o braço.


A paralisação em Itaquiraí começou na segunda-feira, dia 19 de setembro. Os dois carteiros explicaram que a intenção não era de paralisar as atividades, mas a situação atual da categoria os obriga a cruzar os braços. “Temos os piores salários das empresas estatais, que é de R$ 807,00”, diz um dos carteiros.


O último aumento salarial da categoria, segundo uma carta aberta a população que foi entregues pelos carteiros em greve, relata que ocorreu em janeiro de 2010, referente a campanha de 2009. Mesmo assim, consta na carta aberta, o Governo oferece 6,87% de reajuste, abaixo da inflação.


Na agência dos Correios de Naviraí, os 6 carteiros concursados entraram em greve as 11 horas desta sexta-feira (23). Apenas 5 carteiros contratados estão em atividade. Além destes, a gerente, um supervisor e dois, dos quatro atendentes, seguem trabalhando.


Em Itaquiraí não há carteiros contratados e a entrega de cartas e encomendas está paralisada desde o dia 19.


Nesta sexta-feira, os grevistas dos dois municípios ficaram em frente a agência central dos Correios em Naviraí. “Viemos fortalecer a paralisação e nos unir aos de Naviraí”, disse um dos carteiros de Itaquiraí.


Contratação


Em meio a greve, os Correios estão acelerando o ritmo de contratação dos profissionais aprovados no último concurso. Segundo o edital, eles deveriam assumir os cargos até o final de outubro, mas no início da semana passada 239 candidatos fizeram o teste físico em Mato Grosso do Sul. A assessoria informou que isso aconteceria normalmente, mesmo se não estivessem em situação de greve.


Futuros carteiros fizeram testes de barra fixa, corrida de 12 minutos e medição da força muscular. Cerca de 50 profissionais, entre empregados dos Correios e militares se mobilizaram.


Em todo o Brasil, foram contratados 2.125 dos 3.116 aprovados nos cargos de atendentes comerciais, cargos de nível superior e carreiras específicas. Em Mato Grosso do Sul, 40 novos atendentes, aprovados no último concurso, iniciam os trabalhos a partir de segunda-feira, 26 de setembro, em 36 municípios do Estado.


Fonte: Jr Lopes (Naviraí Diário)







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados