Página Inicial | QUARTA-FEIRA, 15 DE MAIO DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 20/09/2011
Universitários temem pelo fechamento da UFMS de Naviraí
Compartilhar Notícia

Os universitários do curso de Ciências Sociais temem pelo fechamento do curso e na seqüência a desmobilização da Campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em Naviraí.


Eles querem que continue havendo o vestibular e a garantia de ingresso dos selecionados pelo Sisu em 2012. Caso contrário pode ser barrado o ingresso de calouros, o que leva ao fechamento do curso quando houver a formatura da turma que foi matriculada para o primeiro semestre de estudos neste ano, com fim das alas ao final de 2015.


A preocupação foi exposta por um grupo de dezenas de estudantes que foram assistir à sessão ordinária da Câmara Municipal, na noite desta segunda-feira, conforme a exposição do porta-voz dos acadêmicos, João Luiz de Araújo, que teve tempo cedido pela Mesa Diretora para o uso da tribuna.


João Luis, disse, que os próprios professores do curso estão dizendo que Naviraí não tem perfil para ter o curso e questiona se também não havia para aqueles que estão sendo fechados nas unidades da UFMS de Nova Andradina (curso de Geografia) e de Bonito (Turismo).


Na opinião dos universitários, a questão não é de perfil – é de desinteresse. Para eles existe uma manobra de enfraquecimento do campus local. “Há muitos professores contratados em regime temporário e os poucos mestres concursados, em caso de fechamento, podem ir lecionar em Campo Grande”, explica. Para eles, o que há é um esforço para fortalecer o projeto da cidade universitária da Capital.


Os estudantes do curso de Pedagogia entraram na luta, pois temem que o exemplo seja usado para terminar com o curso deles também. Eles reclamam por estruturação e querem que haja o fortalecimento do campus local.
Os universitários reclamam do desperdício do dinheiro público dos municípios para iniciar a consolidação de uma luta, que no caso de Naviraí, supera 20 anos para ter a UFMS, devido a gastos com desapropriação da área (feita pela prefeitura) e com o apoio inicial a implantação do campus.


“Nós estudantes não somos culpados pelo planejamento errado da expansão ao interior”, disse João Luis na tribuna. Para ele já que Naviraí conquistou a universidade, que lute para defender o patrimônio. E para se juntar a luta, os vereadores declararam apoio, e deve haver a mobilização para que haja a defesa do campus local da UFMS local, na reunião de quinta-feira.


Os vereadores querem acompanhar a caravana, e devem pedir o apoio de seus deputados estaduais – Onevan de Matos (PDB), Mara Caseiro (PTdoB), Junior Mochi (PMDB) e Paulo Correia (PR) para que estejam juntos na luta pela manutenção e melhoria das condições de trabalho e estudo, além da garantia da continuidade dos cursos já implantados.


Fonte: SulNews







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados