Página Inicial | DOMINGO, 28 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 02/09/2011
Ex-moradores de área de risco felizes com nova moradia em Naviraí
Compartilhar Notícia
Gerente do Núcleo de Habitação Cícero dos Santos com ex-moradores de área de risco (Foto: Divulgação)


O trabalho realizado pelo Núcleo de Habitação da prefeitura de Naviraí tem obtido bons resultados na remoção das famílias que residem nas Áreas de Proteção Permamente (APPs). Segundo o responsável pela pasta, Cícero dos Santos, nos últimos anos foram mais de 270 famílias beneficiadas com novas moradias. “Outras 119 já estão cadastradas e até dezembro desde ano estaremos entregando as novas casas”, garante Cícero.


Ele explicou ainda que várias pessoas continuam se apoderando de casas desocupadas em áreas de APPs, deixada pelos beneficiados com as novas moradias. “Infelizmente isso vem ocorrendo em nossa cidade, as pessoas não entendem que essas casas estão irregulares, é Lei e temos que demoli-las”, explicou.


O representante da habitação faz uma advertência para quem insistir em invadir essas áreas de risco. Os ocupantes correm o risco de ficar fora do processo seletivo de novas casas. “Isto está previsto na Lei 1409/09 que foi criada para combater este tipo de invasão. Nos últimos meses tivemos apenas três áreas invadidas e essas pessoas foram orientadas a deixarem o local”, comentou.


NOVO LAR


Recentemente o prefeito de Naviraí Zelmo de Brida e o governador André Puccinelli entregaram cem casas no bairro Jardim Paraíso IV. Dessas unidades habitacionais, boa parte foi utilizada para “socorrer” as famílias que viviam na área de risco. O mesmo processo ocorreu com os beneficiados do Vila Nova.


O gerente de habitação Cícero dos Santos e a Assistente Social Janaina Fernanda dos Santos visitaram os antigos moradores das áreas de risco, que falaram das dificuldades encontradas no antigo lar. José Benedito Carvalho de 47 anos, um dos contemplados com uma das casas do Paraíso IV, disse que morava em uma casinha no bairro Vale Encantado, hoje a sua vida e de sua família mudou. “Agora está 100% melhor. O pessoal nos explicou certinho que não poderíamos morar lá (área de risco)”, disse.


Para o ex-morador do Córrego do Touro, José Augusto Pereira de 37 anos, a situação no local era difícil, mas agora com a nova casa tudo ficou melhor para ele e sua família. “Moramos em sete pessoas, foram cinco anos no Córrego do Touro, nossa vida agora mudou”, lembrou José ao falar dos dias difíceis na antiga moradia.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados