Página Inicial | DOMINGO, 28 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 01/09/2011
Thiago Arantes será o comentarista de rodeio da 3ª Festa Do Peão de Boiadeiro
Compartilhar Notícia

Durante os quatro dias da 3ª Festa Do Peão de Boiadeiro, o comentarista de rodeio Thiago Arantes, estará comentando e explicando passo a passo  cada montaria em touros, deixando assim o público presente mais interagido com o mundo do rodeio.


Conheça um pouco da vida de Thiago Arantes


A primeira vez em que assistiu a um rodeio foi em 1988, na cidade de Teodoro Sampaio-SP, no qual seu avo José Arantes era o presidente da festa. Naquela oportunidade teve acesso aos bastidores e lá conheceu o locutor de rodeio Luiz Henrique e Vanderlei Melhado, passando a imitá-los diariamente, sonhando em ser locutor um dia.


A partir daí começou a se aventurar no lombo dos bezerros até que em 1993, com apenas 12 anos, começou a montar em touros. Como conseqüência teve várias lesões e foi obrigado a parar de montar.


Durante uma das contusões, no ano de 1996, atuou como juiz em um rodeio amador (classificatório), em sua cidade. De lá pra cá, sempre paralelo aos estudos e trabalho, desempenhou as funções de fiscal de brete, juiz de arena, assessor em organizações e auxiliar de locutor, mas tudo não passava de um hobby.


Fanático pelo esporte, Thiago colecionava todas as revistas que tratava do segmento, além de gravar tudo o que passava na rede de televisão retratando o rodeio, mantendo até hoje um arquivo incomparável sobre esse universo. Esse fato fez com ele adquirisse um conhecimento específico sobre o rodeio e seus personagens.


No mês de outubro de 2003, a convite de um amigo passou a apresentar um programa de rádio na emissora da sua cidade, chamado Country Fest, estando no ar até os dias atuais. Sem nunca ter falado num microfone, aos poucos Thiago foi aperfeiçoando sua comunicação e dicção.
Em março de 2008, devido à falta de oportunidade para atuar como juiz do rodeio, surgiu então a idéia de ser comentarista do Teodoro Rodeio Show, a qual foi aprovada pelo prefeito municipal na época, Ademir Infante. E foi aí que Thiago Arantes fez em Teodoro Sampaio-SP a sua estréia nesse segmento, ao lado de nomes como Henrique Soares, Rafael Vilela e Siderley Clein.


Nesse mesmo ano Thiago Arantes não fez muitos rodeios, pois ainda trabalhava numa Usina da cidade nas funções de Técnico de Segurança do Trabalho e em seguida na de Supervisor Agrícola, além de estar iniciando o curso de Direito. Mas, apesar disso, ele comentou em Pontes e Lacerda-MT, um dos maiores rodeios daquele Estado, e em rodeios como Santo Inácio-PR, Itaguajé-PR e Mandaguaçu-PR, por exemplo.


No inicio de 2009, foi convidado pelo diretor da PBR Brasil, Emerson Leonardo, conhecido Turu, para fazer um teste na etapa de Londrina-PR, a fim de incorporar a equipe de comentaristas do campeonato. E o resultado foi totalmente positivo.


Em virtude dos vários rodeios que estava fechando e dessa oportunidade criada, pediu demissão do seu trabalho fixo e se dedicou unicamente ao rodeio. O que era hobby virou profissão.


A família a principio não aprovou a idéia, pois estava trocando o certo pelo duvidoso. Muitas dificuldades foram surgindo, mas as adversidades foram dribladas com muita perseverança e desde então ele tem atuado em mais de oito Estados do país, sempre conciliando estudo e rodeio.


Em sua trajetória profissional já comentou em várias etapas da PBR Brasil, tais como São José do Rio Preto-SP, Londrina-PR, Jatai-GO, Jaboticabal-SP, Frutal-MG, Monte Aprazivel-SP, Pereira Barreto-SP, Presidente Prudente-SP, Paranaiba-MS, Morro Agudo-SP, entre outras.


Sua voz já foi ouvida e seus conhecimentos técnicos das montarias já foram apreciados em rodeios como Cianorte-PR, Três Lagoas-MS, Sinop-MT, Colíder-MT, Agua Boa-MT, Careiro Castanho-AM, Barreiras-BA, João Pinheiro-MG, Sonora-MS, Ouro Verde do Oeste-PR, Nova Olímpia-PR, Cafelândia-SP, e dezenas de outros grandes eventos do Brasil.


Dono de um profundo conhecimento, ele define que a função do comentarista é explicar os fatos ocorridos no rodeio, proporcionando uma visão técnica do esporte, levando ao público que assiste ao espetáculo todas as informações necessárias para o completo entendimento das regras, além de passar curiosidades e o currículo dos atletas, animais e demais profissionais envolvidos, focando principalmente a montaria, utilizando o recurso do replay, mostrando detalhes que não puderam ser vistos num primeiro olhar.


Como todo profissional que vive do marketing ele criou o site www.thiagoarantes.com.br, com apoio da loja virtual Estilo Country USA, onde podem ser vistos fotos, vídeos, noticias e uma infinidade de informações sobre o rodeio, inclusive quadros como Na Estrada, Memorial do Rodeio, Locutor em Foco, Atras dos Bretes, Fala Mestre, enfim, um prato cheio aos fãs de rodeio.


Segundo Thiago, a receita para ser um bom comentarista de rodeio é, primeiramente, ter uma voz clara e com boa dicção, afinal de contas, ninguém vai querer ouvir alguém que não se pronuncia bem, e a segunda, buscar conhecer muito e muito mesmo sobre o esporte e tudo que rola nesse meio, a exemplo de um jornalista esportivo, além de conhecer as técnicas de montaria, e o fato de já ter montado num animal ajuda muito.


Entre os seus planos futuros, ele pretende terminar em 2012 a faculdade de Direito e exercer ao lado do seu pai a advocacia, mas jamais abandonar os comentários de rodeio. Entre os sonhos da profissão, Thiago diz que já se sente realizado, pois sonhava em estar no meio do rodeio, viajando, ao lado de grandes ícones desse esporte.


No entanto, ele gostaria de apresentar futuramente um programa específico voltado para o rodeio em rede nacional. Já existe uma proposta e idéias sendo estudas nesse sentido, vamos aguardar. Convites para atuar em rodeios norte-americanos, organizados por brasileiros, também estão em seu plano de trabalho.


E é com muita técnica, objetividade e poder de comunicação que Thiago Arantes vem transformando esse esporte de montarias no dorso de animais num verdadeiro atrativo ao público.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados