Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 03 DE MAIO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 23/08/2011
Grupo de sem-terra bloqueia entrada do Ministério da Fazenda
Compartilhar Notícia
Cerca de 2.000 integrantes da Via Campesina ocupam a entrada do Ministério da Fazenda (Foto: Sérgio Lima/Folhapress)


Cerca de 2.000 integrantes da Via Campesina ocupam na manhã desta terça-feira (23) a entrada do Ministério da Fazenda, em Brasília. Eles bloqueiam as portarias do edifício para impedir a entrada das pessoas. Não há relato de distúrbios e violência.


Segundo a Via Campesina, o objetivo da ocupação é retomar as negociações de uma série de reivindicações relativas à dívidas dos pequenos agricultores, o contingenciamento do orçamento do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e os cortes previstos para 2012.


Ontem, cerca de 400 integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) invadiram uma fazenda da empresa Cutrale no município de Borebi (308 km de São Paulo). O MST afirma que a fazenda pertence à União, é ocupada irregularmente pela Cutrale e deveria ser destinada à reforma agrária.


A assessoria de imprensa da Cutrale enviou nota na tarde desta segunda-feira lamentando a ocupação e afirmando que "já demonstrou a legalidade na aquisição dessa propriedade agrícola".


O MST anunciou ainda a invasão de duas fazendas na região do agreste do Estado de Pernambuco no domingo (21). As ações, segundo a coordenação do movimento, marcam o início da jornada de lutas pela reforma agrária em Pernambuco.


O movimento já havia anunciado a montagem de um acampamento em Brasília e a ação faz parte da Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária, iniciada nesta segunda.


Fonte: Folhaonline







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados