Página Inicial | DOMINGO, 19 DE MAIO DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 08/07/2011
Acadêmicos de Naviraí divulgam obras literárias do MS
Compartilhar Notícia
Professora Caroline e três acadêmicos estiveram em Ponta Porã com o escritor Douglas Diugues (Foto: Jr Lopes)


Os acadêmicos do 3º semestre do curso de Letras da Finav (Faculdades Integradas de Naviraí), realizaram recentemente diversas apresentações do projeto Localizarte MS. O evento aconteceu no Cine Oriente e contou com a presença dos alunos e do corpo docente do cursinho preparatório pré-vestibular, da referida instituição de ensino.


O projeto de ensino, pesquisa e extensão Localizarte MS está sob a coordenação da professora Ma. Caroline Touro Beluque Eger. Ele tem como principal objetivo divulgar os escritores e as obras literárias de Mato Grosso do Sul, relacionando-as com a história, a geografia e a cultura de nosso Estado.


Desta forma, os alunos selecionaram alguns autores regionalistas para a pesquisa, entre eles, Douglas Diegues, Hernani Donato, Helio Serejo, Raquel Naveira, Flora Thomé, Emmanuel Marinho e Lobivar de Matos.


Entrevista


Como parte do projeto Localizarte MS, as acadêmicas Gabriela, Sirlene, Meire e a prof. Caroline estiveram na cidade de Ponta Porã. O objetivo do grupo foi entrevistar o escritor “brasiguaio” Douglas Diegues, reconhecido mundialmente pela produção poética singular, utilizando o chamado “Portunhol Selvagem”.
Douglas Diegues


O poeta Douglas Diegues, nascido no Rio de Janeiro e radicado em Assunção, Paraguai, é considerado, hoje, o principal expoente do “portunhol selvagem”, um movimento que reúne artistas latino-americanos que utilizam uma linguagem híbrida, mescla de português com espanhol e guarani, com leves pitadas de inglês. Ou seja, em seus livros e suas performances, esses artistas empregam uma língua anárquica que paira acima das fronteiras geográficas e culturais. Na realidade, eles possuem uma fala, sempre verborrágica e humorada, mas não uma língua.


O Portunhol Selvagem é um idioma que não tem regra, gramática ou ordem. É uma língua livre, que vive na fronteira livre entre o Brasil e o Paraguai e além dela. Ela se apropria do vocabulário de várias línguas e, ao mesmo tempo, não se limita a nenhuma delas e está em constante ebulição e movimento.


Em seu blog, Portunhol Selvagem, Douglas noticia fatos curiosos do dia a dia logicamente, usando seu idioma peculiar. Na entrevista concedida ao grupo de acadêmicos da Finav, ele falou sobre sua vida e as linhas de ação do portunhol selvagem, onde expôs sua visão pessoal do movimento.


Fonte: Jr Lopes (Naviraí Diário)







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados