Página Inicial | DOMINGO, 19 DE MAIO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 30/06/2011
Naviraí: UFMS realiza 1ª Feira de Ciências nesta quinta-feira
Compartilhar Notícia
Evento acontece em três períodos nesta quinta-feira, no câmpus da UFMS de Naviraí (Foto: Jr Lopes)


Começou às 8h desta quinta-feira (30), a 1ª Feira de Ciências da UFMS, câmpus de Naviraí . Pela manhã irá até as 11h, à tarde das 13 às 17h e a noite das 19 as 22h.


O evento é organizado pela profª Ma. Silvana Alves da Silva Bispo e professores Doutores Sandro Minguzzi e Rogério César de Lara da Silva, lotados na unidade da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) campus de Naviraí, conta com a colaboração de acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Química.


O objetivo da feira é socializar, com a comunidade em geral, os trabalhos desenvolvidos na disciplina de Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências para a Educação da Infância; Perceber a relação entre conhecimento científico e o ensino de Ciências; Verificar as mudanças no meio ambiente ocorridas pela ação do homem, enfatizando Degradação Ambiental, Destruição da Fauna e Flora, Educação Ambiental, Comportamento Ecológico e mudanças necessárias.


Quem não se lembra das aulas de ciências em nossa infância? Em se tratando de ciências, é importante aprender experimentando, testando, colocando à prova, enfim, verificando como os fenômenos ocorrem. Isto se dá desde os primeiros anos de escolaridade.


Outro ponto importante a considerar é que “Pela abrangência e pela natureza dos objetos de estudo das Ciências, é possível desenvolver a área de forma muito dinâmica, orientando o trabalho escolar para o conhecimento sobre fenômenos da natureza, incluindo o ser humano e as tecnologias mais próximas e mais distantes, no espaço e no tempo. (BRASIL, Vol 4, 1997, p.27).”


O ambiente sofre alterações graves devido à ação do homem, ao mesmo tempo a tecnologia avança em grande escala, portanto estudar os fatos e fenômenos é uma forma de entendê-los e agir sobre ele.


Transformações climáticas, resultantes da degradação ambiental antrópica, vêm ocasionando mudanças no ar, solo e águas. Todos sentem com essas mudanças, os animais e o ser humano, enfim, a natureza. Por meio de exposições dessas mudanças, pretendemos estimular uma visão crítica nos alunos quanto à mudança de comportamento e, quem sabe, tornando-os futuros pesquisadores no assunto.


A melhor maneira de aprender e ensinar é através da prática, uma prática pedagógica atrativa para adultos e crianças. Por isso, acreditamos em ações desta natureza.


Público alvo


Crianças da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, professores e comunidade em geral.


Parceria


Professores da UFMS e UEMS, Técnicos Administrativos, Gerência de Educação e Cultura, Gerência do Meio Ambiente, Ong Mãos e Patas, Copasul, C-Vale, Rose Embalagens e Bem Bom Supermercados.


Fonte: Da redação







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados