Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 03 DE MAIO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 20/05/2011
Naviraí: PM faz pesquisa entre estudantes sobre lombadas eletrônicas
Compartilhar Notícia
Estudantes afirmam serem contrários à retirada das lombadas eletrônicas (Foto: Divulgação)


Na segunda e terça-feira (16 e 17), foi realizado junto aos estudantes das escolas beneficiadas com a implantação de lombadas eletrônicas, uma enquete de estudos com os alunos das escolas Estadual Juracy Alves Cardoso, Municipal Milton Dias Porto e Municipal Marechal Cândido Rondon, cujo trabalho envolveu 862 estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com a faixa etária entre 09 e 14 anos de idade.


O trabalho de pesquisa foi realizado graças a uma parceria entre a Polícia Militar, representada pelo soldado PM Juliano Aparecido Oliveira de Lima, que é instrutor de trânsito e a senhora Donata Elaine de Andrade Fabro, Coordenadora Educacional de Trânsito do município.


Enquete


Foi elaborada uma enquete com quatro perguntas objetivas sendo obtidos os seguintes resultados:


1ª)- A primeira pergunta foi: Você se sente respeitado enquanto pedestre?, quando 330 crianças e adolescentes responderam que sim e 532 responderam que não, representando 38.28% que disseram sim e 61,71% que disseram não.


2ª)- A segunda pergunta foi: Você é a favor ou contra a instalação das lombadas eletrônicas? 826 crianças e adolescentes foram a favor e 36 crianças e adolescentes foram contra, o que representou que 95,82% foram a favor e 6,84% foram contra.


3ª)- A terceira pergunta foi: Você á a favor da instalação de mais lombadas no município? 803 crianças foram a favor e 59 contra, o que representou 93,15 a favor e 6,84 contra.


4ª)- A quarta pergunta foi: Você vê a lombada eletrônica como medida de segurança ou meio de arrecadar dinheiro? 773 crianças responderam que é medida de segurança e 89 como meio de arrecadar dinheiro. As respostas representaram que 89,67% das crianças acreditam que como medida de segurança e 10,32% como forma de arrecadar dinheiro.


Análise


Os responsáveis pela aplicação da enquete com os estudantes sobre lombadas eletrônicas, o SD PM Juliano e a servidora municipal Elaine, do Núcleo de Trânsito do município, concluíram que a grande maioria foram favoráveis a instalação das lombadas eletrônicas, bem como, para que as mesmas continuem em funcionamento e que sejam instaladas mais do mesmo modelo em outras localidades da cidade.


Diante do resultado obtido, os realizadores desta enquete de estudos com os estudantes, afirmaram serem contrários à retirada das lombadas eletrônicas, por motivo de segurança dos alunos e pedestres, haja vista que conforme divulgado pela imprensa local, um dos vereadores teria sugerido ao prefeito Zelmo de Brida que tomasse providências cabíveis para a suspensão do convênio firmado entre o Município e o Detran, no que se refere a instalação de lombadas eletrônicas em nossa cidade.


Tanto o soldado PM Juliano como a servidora municipal Elaine Fabro, explicaram que a campanha educativa junto aos estudantes foi realizada por solicitação do gerente do Núcleo Municipal de Transporte e Trânsito, Emerson Santana Pena Vila, como parte de um estudo para aquele setor, demonstrando que a sua instalação pode constatar em dados estatísticos uma redução acentuada no índice de acidentes nas avenidas Dourados, Amambai e Caarapó, onde foram instalados tais redutores e, principalmente, próximo as escolas. (**Assessoria de Comunicação do 12º Batalhão de Polícia Militar).


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados