Artigo: Histórico atualizado de fundação do município de Naviraí

Postada por: Jr Lopes | Data 05/05/2010 | Imprimir


Linha do Tempo:


1952
 ........ Criação da Colonizadora Vera Cruz Ltda, empresa comercial constituida com 18 sócios, registrada na Junta Comercial do Estado de São Paulo, sob n° 206.916, tendo como diretores: Ariosto da Riva, Batista Otoloni e Vicente Geraldo Scarabotolo.

......... Em meados do mês de abril, pousa o 1° avião trazendo as primeiras pessoas.

......... As primeiras famílias iniciaram a construção dos seus primeiros ranchos (sapê e troncos de madeira), onde hoje é o Rancho São Lucas. Este local já havia sido ocupado inicialmente pelos índios da etnia Guarani.
           Aqui chegaram vindos de barco através do Rio Amambaí aportando onde hoje é a Usina Naviraí (antiga Coopernavi).

........., Neste mesmo ano, em data não fixada, chega o Dr. Yoshio Shinozaki, popularmente conhecido por “doutorzinho”, formado com curso superior no Japão, mas sem autorização para exercer a medicina no Brasil. Prestou inestimáveis serviços no atendimento do população em geral aqui residente.

 

1953
......... Instalam-se as primeiras indústrias madeireiras no município. Dada a abundância de madeiras nobres, vários madeireiros aqui se instalaram, chegando Naviraí, no auge do ciclo da madeira, a ter 44 indústrias madeireiras trabalhando dia e noite e com uma característica de funcionamento interessante, qual seja, seguiam o horário oficial  de Brasília e não o do nosso Estado.

 

1955
......... Início da construção (encascalhamento) da Estrada Naviraí/Dourados.

......... O senhor José Rodrigues Simões inicia os trabalhos como dentista prático.

 

1956
......... São construídas as primeiras salas de aulas em Naviraí.

......... Procissão dos romeiros com a imagem de Nossa Senhora de Fátima. Esta santa foi trazida pela senhora Helena dos Santos da Riva, esposa do fundador do município numa de suas viagens de São Paulo a Naviraí.

 

1958
......... Através da Lei n° 1915, de 21 de novembro de 1958, Naviraí é elevada à Categoria de Distrito de Paz (pertencia ao município de Caarapó).

......... Nomeado o 1° Escrivão senhor Belírio Pereira de Souza.

......... Nomeado Sub-Delegado de Polícia o senhor Antonio Augusto dos Santos.

......... Nomeado o 1° Juiz de Paz e Casamentos o senhor José Cândido de Castro.

 

1961
......... Descendo o Rio Paraná, chegaram as primeiras famílias japonesas à cidade, comandadas pelo senhor Moriyoshi Fukuda.

......... Fundação da Associação Nipo-Brasileira de Naviraí, congregando todas as famílias da colônia japonesa aqui radicada. Esta como não poderia de ser, tem colaborado intensamente no progresso e desenvolvimento do município de Naviraí, auxiliando e assessorando o Poder Público e destacando-se no meio social, comercial, industrial e no agronegócio. 1° Presidente: senhor Sakae Kamitani. Presidente de Honra da Associação: senhor Moriyoshi Fukuda.

 

1962
......... Entra em funcionamento a primeira linha regular de ônibus intermunicipal, a Empresa Nossa Senhora de Fátima, ligando Naviraí à cidade de Umuarama, no Estado do Paraná.

 

1963
......... Através da Lei Estadual de 1944, de 11 de novembro de 1963, desmembramento do município de Naviraí, adquirindo a sua Emancipação Político-Administrativa.
          O Projeto de Criação do Município foi de autoria do ilustre Deputado Estadual Dr.Weimar Gonçalves Torres, natural de Dourados (MS) e que empresta o seu nome a uma de nossas principais avenidas.


1965
......... Em 15 de maio de 1965, toma posse o primeiro Prefeito de Naviraí, o senhor João Martins Cardoso, que administrou o município no período de 16/05/65 à 20/01/67.

......... Nessa mesma data e local tomaram posse os senhores Edis da primeira legislatura do município, tendo sido eleito o senhor Antonio Augusto dos Santos (Virote), como presidente da Câmara Municipal. Presentes à estas solenidades, o MM. Juiz da Comarca de Dourados que deu posse ao Prefeito João Martins Cardoso, Dr. Ítalo Giordano e o Deputado Estadual Dr. Weimar Gonçalves Torres, autor do projeto de criação do município.


1967
......... Toma posse o 2° Prefeito Municipal de Naviraí, senhor Antonio Augusto dos Santos, que teve o seu mandato de 31/01/67 à 20/01/70.

......... Têm início as aulas das 5ªs séries no Ginásio Estadual de Naviraí, atual Escola Estadual “Presidente Médici”, sendo seu 1° diretor o senhor Ludovico da Riva, que permaneceu no cargo até 1968. Atual diretora: Profa. Ilidia Luzia Candido de Barros.


1968
......... Chegam os primeiros professores a Naviraí: Júlio Garcia Gagnin, Luiz Aparecido de Oliveira, Valdomiro Araújo de Souza, Gilberto Álvaro Pimpinatti, Sílvio Antonio Fernandes e Natalício Serpa.

......... Início da construção do Grupo Escolar Marechal Rondon, a princípio uma construção de madeira com 8 salas de aulas, onde funcionava até há pouco tempo o Comando da Polícia Militar e atualmente acha-se instalado o novo Fórum da Comarca de Naviraí.

......... Criada a Delegacia Regional de Ensino de Naviraí, tendo sido o seu 1° titular, o Dr. Fernando Meirelles.


1969
......... 21 de abril de 1968 – Fundação do Lions Clube de Naviraí, Entidade Filantrópica e Assistencial sem fins lucrativos, hoje desativada, que prestou inestimáveis serviços à comunidade. Seu 1° presidente: Dr. Ronald Almeida Cançado.

......... Edição do 1° exemplar da Revista de Naviraí.

......... Fundação do Operário Esporte Clube. 1° Presidente: Manoel Pulguério Garcia (Mane João).

......... Em 14 de setembro de 1969, falece, vítima de desastre de avião, o Dr. Weimar Gonçalves Torres, autor do Projeto de Criação do nosso município, no dia 11/11/1963.
          Weimar Gonçalves Torres nasceu em Ponta Porã, em 06 de dezembro de 1922.      Filho de José dos Passos Rangel e dna. Dionísia Torres. Formou-se em Direito no Rio de Janeiro. Mudou-se para Dourados, em 1948. Foi eleito Vereador, pela legenda do PSD. Fundou o Jornal “O Progresso” em 1951, hoje administrado pela sua esposa Adiles Torres, com quem casou-se na cidade de Dourados. Elegeu-se Deputado Estadual. Foi líder do governo. Em 1967 foi eleito Deputado Federal com expressiva votação.


1970
......... 31 de janeiro de 1970 – Assume o Prefeito Municipal de Naviraí senhor João Martins Cardoso, com o mandato de 31/01/70 à 30/01/73.

......... Em 08 de setembro de 1970, através de Lei Municipal é criado o “Dia do Município.”

......... Em 03 de outubro de 1970 , através da Lei Municipal de n° 38/70 que: “ Dispõe sobre os Símbolos de Naviraí”, criando o Brasão de Armas e a Bandeira do Município.

......... Em 1° de setembro de 1970, assume a direção do Ginásio Estadual de Naviraí, o Prof. Paulo Hamilton Santos Marinho.

......... Fundação da Loja Maçônica “Ordem, Trabalho e Progresso”, sendo seus fundadores iniciais Zulmiro Jardim de Matos, Agostinho Marques e Caetano Bono. Presidente atual: Rodrigo José Perusso.

......... Através da Lei Municipal n° 63/71, de 19 de dezembro de 1971, é criada a Biblioteca Pública Municipal “Dom Aquino Corrêa”.

......... Criação da Escola Normal Estadual de Naviraí, iniciando suas atividades escolares no Ginásio Estadual de Naviraí – 1° Diretor: Prof. Paulo Hamilton Santos Martinho.


1972
......... Assume a direção da Escola Normal de Naviraí a Professora Maria de Lourdes Silva Colado Barreto.

......... Instalada a Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

......... Num trabalho realizado pelas Domadoras do Lions Clube de Navirai, realizou-se o 1° Baile das Debutantes da cidade no antigo Salão Paroquial.

........ Circulação do 2° exemplar da Revista de Naviraí.

........ Em março de 1972, instala-se a Copagra – Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de Nova Andradina, hoje desativada.


1973
........ Assume o Prefeito Municipal de Naviraí , senhor Antonio Augusto dos Santos, mandato iniciado em 31/01/73 à 31/01/77.

....... Criada a Escola Municipal de 2° Grau Concórdia (atual Escola Estadual “Juscelino Kubitschek de Oliveira”, através do Decreto Municipal n° 116/73, de 20 de setembro de 1973, oferecendo o Curso Técnico em Contabilidade. Seu primeiro diretor: senhor João Ramão dos Santos Araújo.

....... Através da Lei Municipal n° 93/73, de 20 de novembro de 1973, “Altera a denominação do nome  de “Praça de Vera Cruz” para “Praça Filinto Muller”, em homenagem ao Senador eleito por quatro mandatos representando o Estado de Mato Grosso. Foi Presidente do Senado em 1973.

........ Em 29 de novembro de 1973, através de Lei Estadual n° 3437 eleva Naviraí à categoria de Comarca, tendo sido oficialmente instalada no dia 11 de janeiro de 1975.

........ Construção do prédio do Centro Educacional de Naviraí (hoje Escola Estadual “Juracy Alves Cardoso”). Sua 1ª diretora: Profa. Maria de Lourdes Silva Colado Barreto. Diretor atual: Prof.  José Martins Cunha.

........ Circulação da 3ª edição da Revista de Naviraí.


1974
........  Inaugurada a Escola Estadual Presidente Médici. Diretora atual: Profa. Ilidia Luzia Candido de Barros.

........  Um grupo de senhoras da comunidade Naviraiense reuniram-se aos nove dias do mês de março de 1974, na residência da senhora Maria José Silva Cançado  e fundaram o Clube de Mães de Naviraí, entidade filantrópica e assistencial muito atuante na comunidade até os dias atuais.  1ª presidenta : senhora Vanice Ferreira e Oliveira. Presidenta atual: Vanda Andrade de Brida.

........ Lançamento do Jornal de Naviraí, editado até hoje, de propriedade do senhor José Oliveira Valadares. Inicialmente, com o nome “Jornal O Imparcial” e hoje com a sua nova denominação “ Jornal Diário do Interior”.

........  Circulação da 4ª edição da Revista de Naviraí.

........ Em data de 10 de novembro de 1974, instala-se em Naviraí o DERMAT – Departamento Estadual de Estradas de Rodagem, criado pelo Governador José Fragelli. Em outubro de 1979, após a divisão do Estado, passa a denominar-se: DERSUL – Departamento Estadual de Estradas de Mato Grosso do Sul. Hoje com nova denominação: AGESUL – Agência Estadual de Gestão e Empreendimentos. Atual Coordenador Regional: Dr. Newton Stéfano Takasono.


1975
.........  No dia 1° de janeiro de 1975, é instalado o Cartório de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos. Seu 1° Titular: Dr. José Damásio de Souza.

........   No dia 11 de Janeiro de 1975, é instalado do Cartório do 1° Ofício em Naviraí. Seu 1° Titular: senhor Ivo Bueno Carlin.

......... No prédio próprio do Fórum da Comarca de Naviraí, com a presença do Desembargador Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Dr. Milton Armando Pompeu de Barros , foi declarada instalada a Comarca de Naviraí, criada pela Resolução n° 03/71 e Lei n° 3.457, de 29 de novembro de 1973.
           À cerimônia de instalação, repleta de autoridades civis e militares do Estado e do município, foi abençoada pelo Bispo Diocesano de Dourados Dom Teodarte Leitz.
           1° Juiz da Comarca: Dr. Frederico Gallenbech, que tomou posse no ato da instalação. 1° Promotor Público: Dr. Francisco Antonio Carlos Pinheiro Volpe, que assumiu suas funções em 28/02/1975.

........  Em 04 de julho de 1975 ocorre a Fundação do NEC – Naviraí Esporte Clube, passando a chamar-se Nacional Esporte Clube a partir de 03/02/1977. 1° Presidente: senhor Heitor Bombardi.

....... Circulação da 5ª edição da Revista de Naviraí.


1976
........ Em data de 1° de dezembro de 1976, assume como titular do Cartório do 1° Ofício o senhor Dr. Raphael Chociai.

........ Em data de 08 de dezembro de 1976, instala-se a Agência do Banco do Brasil em Naviraí. 1° Gerente: senhor Augusto Bernardo Guedes da Fonseca Neto. Atual Gerente: Vandoilson de Oliveira.

.........Circulação da 6ª edição da Revista de Naviraí.


1977
......... Assume no dia 1°/02/1977, o Prefeito Municipal Dr. Ronald Almeida Cançado, mandato que expirou-se em 31/01/1983.

........ É criada a Comissão Municipal de Esportes. 1° Presidente: Pastor Curt Albrecht.

........ Em 10 de julho de 1977, inauguração do prédio da Associação Nipo Brasileira de Naviraí que recebeu a visita do Cônsul Geral do Japão, senhor Fumio Hirano.

........ Circulação da 7ª edição da Revista de Naviraí.

........  Em data de 06 de setembro de 1977, é criada a APAE – Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais.


1978
........ Através do Decreto n° 1566/78, foi criada a Escola Estadual Eurico Gaspar Dutra. Seu 1° diretor: Prof. Luiz Aparecido de Oliveira. Atual Diretor: Prof. Robson Luiz do Nascimento Puertas.

........ No dia 17/02/78, um grupo de empresários Naviraienses reuniram-se na Biblioteca Pública Municipal “Dom Aquino Corrêa” e criaram a ACIN – Associação Comercial e Industrial de Naviraí, hoje com nova denominação: ACEN - Associação Comercial e Empresarial de Naviraí, estabelecida à Avenida Iguatemi, 125,Centro, em sua sede própria, atualmente com 350 associados, congregando os diversos segmentos empresariais de nossa cidade.

........ Em reunião realizada no Fórum local, no dia 18 de fevereiro de 1978, um grupo de cidadãos Naviraienses reuniram-se tendo à frente o senhor Raphael Chociai e foi fundada a Seleta – Sociedade Caritativa e Humanitária de Naviraí, cuja sigla é: S::S::C::H::, com inestimáveis serviços até  hoje prestados à comunidade Naviraiense. Seu primeiro presidente: Senhor Édison de Araújo Menezes. Presidente atual: Sivaldo Pinoti da Silva.

....... No dia 16 de setembro de 1978, um grupo de produtores Naviraienses, capitaneados pelo senhor Sakae Kamnitani, criaram a Copasul – Cooperativa Sul-Mato-Grossense Ltda.

....... Circulação da 8ª edição da Revista de Naviraí.

........ Em data de 17 de novembro de 1978, instalação da Caixa Econômica Federal em Naviraí.


1979
......... Criada a ANP – Associação Naviraiense dos Professores. 1° Presidente: Prof. Mauro Rodrigues da Silva. Presidenta atual: Profa. Roseli de Fátima Silva.

........ No dia 04 de março de 1979, foi fundado o Lar do Menor “Amor e Fraternidade”, fruto da união de entidades representativas do município como o Lions Clube de Naviraí, Seleta- Sociedade Caritativa e Humanitária, Loja Maçônica “Ordem, Trabalho e Progresso”, Loja Maçônica “28 de Outubro”, Associação Cultural e Desportiva Nipo-Brasileira, Clube de Mães e representante do Poder Judiciário MM. Juiz de Direito Dr. Rubens Bergonzi Bossay.
           A área de 4,84 hectares foi doada pelo senhor Antonio Ferreira Bravo.

......... Um grupo de empresários progressistas e visionários implantaram o Proálcool em Naviraí, encabeçados pelos senhores Euclides Antonio Fabris, Ibenês Antonio Viero, Zelmo de Brida, Antonio Pedro Medeiros, José Telmo Viero, Dr.Ronald Almeida Cançado e outros,  empresa de nome Coopernavi – Cooperativa de Açúcar e Álcool.

........ Circulação da 9ª edição da Revista de Naviraí.

 

1980
......... Em 14 de maio de 1980, acontece a instalação da Rádio Cultura de Navirai. Um sonho acalentado dos eméritos empreendedores de Naviraí senhores Antonio Pacola, Dr. Ronald Almeida Cançado, Antonio Augusto dos Santos (Virote) e Ernesto Rui Nenê Dornelles. É uma rádio muito ouvida em toda a região e até no vizinho país o Paraguai, dada aos seus 5.000 watts de potência.

........ Criação do Colégio Maxi-Reino. Sua diretora e proprietária profa.Tânea Góes de Afonseca.

......... Num trabalho arrojado do então Prefeito Municipal Dr. Ronald Almeida Cançado, é realizada a 1ª Exponavi, aberta ao público no aniversário da cidade dia 11 de novembro de 1980.

......... Circulação da 10ª edição da Revista de Naviraí.


1981
........ Criada a Agência Regional de Educação, órgão estadual representativa dos estabelecimentos de Ensino da Rede Estadual de Ensino, abrangendo os municípios de Naviraí, Itaquiraí, Eldorado, Mundo Novo, Iguatemi, Japorã e Sete Quedas. Seu primeiro Agente:  Prof. Paulo Hamilton Santos Marinho.

........ Em 09 de julho de 1981, através do Decreto de n° 1.139, é criada a Escola Municipal  Juscelino Kubitschek de Oliveira. Seu 1° Diretor: Dr. João Ramão de Araújo. Atual diretora: Profa. Beatriz Glória Miéres Santos.

....... Circulação de 11ª edição da Revista de Naviraí.

.......  Em data de 21 de junho de 1981, é criado o Sindicato Rural de Naviraí. Seu 1° Presidente: Dr. Ronald de Almeida Cançado. Atual presidente: Yoshiro Hakamada.

........ Criação da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Naviraí. Seu 1° presidente: Dr. José Walter de Andrade Pinto. Atual presidente: Dr. Antonio Carlos Klein.


1983
......... Em 01/02/83, assume a Prefeitura Municipal de Naviraí, o senhor Simplício Vieira de Souza Nego, mandato que expirou-se em 17/08/88.

........ Criação da FINAV -Faculdades Integradas de Naviraí, primeiro estabelecimento de Ensino Superior instalado no município.

......... Em data de 20 de dezembro de 1983, é criado o Sindicato dos Comerciários de Naviraí. Seu 1° presidente: Adalberto dos Santos Bruno. Presidente atual: Sidnei Ribeiro.


1984
......... Criação do Colégio Objetivo Minie. Sua diretora e proprietária profa. Maria das Graças Tadano.

.........  Em 23 de abril de 1984, instala-se o Banco Bradesco em Naviraí.


1985

........ Em 05 de agosto de 1985, é fundado o Sindicato dos Bancários de Naviraí. Seu 1° presidente: Dr. Elço Brasil Pavão de Arruda. Presidente atual: Moacir Januário Fogaça.

........ Através do Decreto n° 2.963, de 25 de março de 1985, foi criada a Escola Estadual “Vinícius de Moraes”. Seu 1° Diretor: Prof. Gilberto Álvaro Pimpinatti. Diretora atual: Profa. Valdenira de Oliveira.


1986
......... Em data de 1° de agosto de 1986, entra em funcionamento a APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Presidente atual: João Valentim de Abreu.


1987
........  Em 1° de julho de 1987, em virtude do falecimento do titular do Cartório de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos, assume a nova titular : Dra. Elma Aparecida de Souza Bogdan.


 
1988

....... Em 1° de agosto de 1987, inicia suas atividades educacionais a Escola Estadual “Antonio Fernandes”, localizada no Bairro Jardim Progresso. Sua 1ª Diretora: Profa. Marlene Garcia de Almeida Pinto. Atual Diretora: Profa. Maria de Fátima da Silveira.

........ Em 18 de agosto de 1988, assume o Prefeito Municipal Dr. José Walter de Andrade Pinto, advogado, cujo mandato expirou-se em 31/12/1988.

........ Construção do Conjunto Habitacional Boa Vista, no bairro do mesmo nome.

........ Através do Decreto de Criação n° 4.614, publicado no Diário Oficial n° 2.324, de 03 de junho de 1988, foi criada a Escola Estadual Maria de Lourdes Aquino Sotana, que, em 28 de julho de 1993, passou à jurisdição do município. Seu 1° diretor: Prof. Nelfitali Ferreira de Assis. Diretora atual: Profa.Wânia Aparecida de Oliveira Camacho.


1989
........  Em 1°/01/1989, assume o Prefeito Municipal Dr. Onevan José de Matos, cujo mandato expirou-se em 31/12/1992.

......... Em data de 1° de julho de 1989, é inaugurada a Rádio Karandá FM, de propriedade do empresário Antonio Lazari (falecido). Atual diretora: Glauce Maria Creado Medeiros.

.......Em 14 de julho de 1989, a ANP –Associação Naviraiense dos Professores transforma-se em SIMTED – Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Naviraí. Presidente: Prof. César Martins da Fonseca (89/92).


1990
......... Em 05 de abril de 1990 é aprovada a Lei Orgânica do Município de Naviraí.


1991
........   Em data de 11 de novembro de 1991, instalação da Policia Federal de Naviraí.


1992
......... Criação da UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Atual Gerente da Unidade local: Profa. Inês de Souza Barba.


1993
......... Assume o Prefeito Municipal de Naviraí senhor Dr. João Nelsi Lukenzuck em 01/01/1993, expirando-se o seu mandato em 24/11/1994. Não teve concluído o seu mandato, em virtude de ter sofrido um processo de cassação  pela Câmara Municipal.

........ Através da Lei Municipal n° 659/93, é  criada a Fundação de Cultura, com sede no prédio da antiga Escola Marechal Rondon.

........  Em data de 30 de julho de 1993, implantação do Centro de Formação Profissional “Frederico Pedroso” – SENAI, oferecendo até hoje inúmeros cursos profissionalizantes à comunidade naviraiense. Seu primeiro gerente: Senhor Afonso Antonio Elias, desde a sua implantação até o término do seu mandato em 30/08/2000. Atual Diretora: Sandra Mara Denega.

.........  Em 10 de novembro de 1993, é criado o FUMPREV – Fundo Municipal de Previdência Social. Seu atual presidente: Francisco de Aquino.


1994
......... Assume , em data de 24 de novembro de 1994, em virtude da cassação do prefeito anterior Dr. João Lukenczuk, o Prefeito Municipal Dr. Ronald Almeida Cançado, médico, proprietário da Casa de Saúde e Maternidade Naviraí, cujo mandato expirou em 31/12/1996.


1996
......... Em 24 de junho de 1996, é feita a reestruturação da Lei Orgânica do Município.

......... Em 21 de junho de 1996, é Criado o Conselho Municipal de Educação.


1997
......... Em 1°/01/1997 assume o Prefeito Municipal Euclides Antonio Fabris, Empresário, agropecuarista, presidente da Coopernavi, cujo mandato expirou em 31/12/2000.


1998
......... Naviraí conquista o Prêmio Gestão Escolar.

........  É criada a Biblioteca Pública Comunitária Arandu.


1999
......... Naviraí conquista o Prêmio Gestão Escolar.

......... Inauguração da Creche Irmã Ivanete.

......... Lançamento do Hino Oficial de Navirai. Letra de Armando da Silva Carmelo e Música de Moisés Martins da Silva.

......... Primeira “A Cidade Canta o Natal”


2000
........ Recebimento do Prêmio Educação Infantil.

........ Em 14 de setembro de 2.000 é instalada a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher. A 1ª Delegada foi a Dra. Roseman Geise Rodrigues. A atual é a Dra. Cláudia Angélica Gerei.

........ Criação da Capela Mortuária.


2001
......... Em 1°/01/2001 assume o Prefeito Municipal senhor Euclides Antonio Fabris.     Lamentavelmente, o seu mandato foi interrompido em 01/08/2004, com o seu afastamento por motivos de doença, vindo a falecer posteriormente.
           Marcou indescritivelmente os seus dois mandatos por uma administração futurista, atraindo indústrias para o município, criando o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, proporcionando incentivos fiscais às empresas que aqui desejassem instalar-se. Naviraí deve muito a este homem público que soube granjear o respeito e a admiração de todo o povo Naviraiense.

......... Em 18 de outubro de 2001, inicia as suas transmissões radiofônicas a Rádio Cidade FM, de propriedade do empresário Napoleão Teodoro de Souza.

........ Em data de 1° de março de 2001, instalação da CASSEMS em Naviraí, em substituição ao Previsul. Seu 1° Gerente: Prof. João Inácio de Farias.

........  Em data de 18 de novembro de 2001, é implantada a TV Mais, TV a Cabo, com uma programação diferenciada com vários canais. Diretor-Proprietário: Dr. Otávio Álvares Monteiro.


2002
........ Implantação do Assentamento Juncal – projeto idealizado pelo agrônomo e Vice-Prefeito Municipal Dr. Ronaldo da Silva Botelho. Foi o primeiro assentamento pacífico no Brasil, onde as famílias rurais não invadiram nenhuma propriedade e viabilizaram a área através do Incra/MS, numa ação decisiva da ANTEP – Associação Naviraí Terra e Paz. Na época foram assentadas 117 famílias.

.......  Em data de 18 de junho de 2002, instalação da DCOIL – Destilaria Centro Oeste Iguatemi Ltda. Seu Diretor-Proprietário: Dr. Nelson Donadel.


2003
......... Inauguração do Terminal Rodoviário de Naviraí. A obra foi iniciada na gestão do Prefeito Dr.Ronald Almeida Cançado e concluída na gestão do Prefeito Euclides Antonio Fabris. O moderno terminal é dotado de plataformas de embarques e desembarques e agências de Empresas de ônibus interestaduais de vendas de passagens.

......... No dia 07 de dezembro de 2003, é criada a APONEN – Associação Naviraiense de Portadores de Necessidades Especial. 1° Presidente: senhor José Aparecido.

........ Instalação do SICREDI – Cooperativa de Crédito Rural do Centro-Sul. 1ª Gerente: Senhora Luciana Maria Rosa. Gerente atual: Paulo Lima Dorileo.

......... Em data de 29 de agosto de 2003, instalação do  6° SGB/CMB – Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar. Atual Comandante: Capitão QOBM Flávio Pereira Guimarães.


2004
.........  Em 1° de Agosto de 2004, em virtude do afastamento do senhor Euclides Antonio Fabris por motivo de doença, que, lamentavelmente, culminou com o seu afastamento, assume o Vice-Prefeito Municipal senhor Alfredo Hilário Pizzatto, cujo mandato expirou-se em 31/12/2004.

........ Inauguração do prédio próprio da Câmara Municipal de Vereadores. Modernas e funcionais instalações com l.l82 metros quadrados de área construído, sendo o mais arrojado de todo o Sul do Estado. A obra foi iniciada em 1999 na gestão do então Presidente Vereador Laurentino Pavão de Arruda e concluída na sua gestão seguinte como presidente desta Casa Legislativa em 2004.

....... Em 18 de março de 2004, é inaugurado o Cine Oriente, no Shoping  2° piso, com uma sala de projeção de cinema.

....... Em 25 de agosto de 2004, falece o Prefeito Municipal Euclides Antonio Fabris.

....... Através da Lei Municipal n° 1.172, de 15 de setembro de 2004, é mudada a denominação de “Praça Filinto Muller” para “Praça Municipal Prefeito Euclides Antonio Fabris”.


2005
........ Em 1°/01/2005, assume o Prefeito Municipal Zelmo de Brida, empresário, cujo mandato expirou-se em 31/12/2008.

....... Em 04 de fevereiro de 2005, é firmada uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o HSBC que garante a construção do Posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR 163, no trecho Naviraí-Mundo Novo, bem como a transferência do efetivo desta corporação de Mundo Novo para o município de Naviraí.

....... É inaugurado em Naviraí, o Presídio de Segurança Máxima com capacidade para 300 detentos, com investimentos de 6 milhões de reais.

....... Em 24 de janeiro de 2005, Naviraí ganha a Vara da Justiça Federal , instalada pelo Dr. Pedro Pereira dos Santos. 1° Juiz Federal da 6ª Subseção Judiciária do Mato Grosso do Sul.

........ Instalação da Delegacia Regional do Trabalho.

........ Inauguração da Escola Municipal José Martins Flores no Bairro Sol Nascente. Diretora atual: Sandra Maria Moretto Siqueira.


2007
........ Em 29 de janeiro de 2007, é inaugurado, na Avenida Iguatemi, o novo prédio do Fórum Eleitoral de Naviraí. Diretora atual: Dra. Rubia Regina Baccin Corso.

.......  Em 16 de fevereiro de 2007, circulação da 1ª edição do Jornal “O Global”. Diretor-Proprietário: Jornalista Ronney Minela.

........ Em 29 de outubro de 2007, é instalada a Receita Federal de Naviraí. Agente atual: Eudézio Almeida de Mendonça.


2008
.......... Em data de 28 de outubro de 2008, começa a circular a 1ª edição do Jornal JK News. Seu Diretor-Proprietário: Valdenir Medeiros Júnior.

......... No dia 20 de junho de 2008, a APONEN – Associação Naviraiense dos Portadores de Necessidades Especiais muda sua razão social para: APDN – Associação dos Portadores com Deficiência em Naviraí. 1° Presidente: Marcos Viana Lima.


2009
........ Em 1° de janeiro de 2009, assume o Prefeito Municipal Zelmo de Brida, reeleito para mais um mandato, juntamente com seu Vice Dr. Ronaldo Botelho.

....... Em data de 15 de janeiro de 2009, é inaugurado o novo prédio do Fórum da Comarca de Naviraí, com 1.579,36 m2 de construção, em local onde desde 1968 funcionou a antiga Escola Marechal Rondon, sendo posteriormente ocupado pelo Comando da Polícia Militar.


2010
........ Assinado no dia 27 de janeiro de 2010, o Termo de Doação da área de 4.450,56 m2 para a construção da sede própria da Justiça Federal em Naviraí. À solenidade de assinatura fizeram-se presentes Prefeito Municipal Zelmo de Brida, acompanhado da ilustre sra. Marli Ferreira, presidenta do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, bem como os juízes federais Dr. Renato Toniasso, diretor da Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul, Joaquim  Alves Pinto, da 1ª Vara da Justiça Federal e Leila Paiva Morrison, Juíza em exercício do TRF da 3ª Região.

........  Em 20 de março de 2010, eleição e posse do novo presidente do Sindicato Rural de Naviraí senhor Yoshiro Hakamada.

........ Em 30 de março de 2010, ocorreu a implantação do campus da UFMS, construído numa área de 10 hectares, doada pela Administração Pública Municipal e  1.750 metros quadrados de área construída. Presenças marcantes do Deputado Estadual Onevan José de Matos, Vice-Prefeito Municipal Dr.Ronaldo Botelho, Magnífica Reitora da UFMS Célia Maria da Silva Oliveira, Diretor do Campus de Naviraí professor José Alcione Feitosa Leal, pró reitores Júlio César Gonçalves, Dercir Pedroso de Oliveira e Mariza Peres e Vice-Reitor João Ricardo de Freitas, além do presidente da Câmara Municipal José Odair Gallo, Vereadora Leila Matos e  demais autoridades.

 


Dados compilados por: Paulo Hamilton Santos Marinho (Professor aposentado em Naviraí e colaborador deste site)




Fonte: Paulo Hamilton

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br