IFMS amplia atendimento a estudantes de baixa renda em 2018

Postada por: Jr Lopes | Data 08/07/2019 | Imprimir


Com foco na missão de formar profissionais para o mundo do trabalho, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) apresentou melhora na maioria dos indicadores de ensino entre 2017 e 2018. É o que revelam os dados disponibilizados no Relatório de Gestão 2018, documento que também traz os resultados obtidos nas áreas da pesquisa e extensão.

 

A maior parte dos índices foi calculada com base nas informações disponibilizadas na Plataforma Nilo Peçanha (PNP), sistema que reúne dados e indicadores da Rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica. 

 

"O aumento nos traz o desafio de dar uma atenção especial a esse estudante de baixa renda, o que inclui as ações de permanência e êxito para mantê-lo na instituição até a conclusão do curso, além da ampliação do atendimento na assistência estudantil", pontua o pró-reitor de Ensino, Delmir Felipe.

Um dos indicadores que mais chamam a atenção no Relatório é o que traz o Número de alunos matriculados por renda per capita familiar. No ano passado, 51% dos estudantes que responderam o questionário socioeconômico declararam renda per capita familiar de até 1,5 salário mínimo. Em 2017, esse percentual foi de 27,8%.

 

O pró-reitor de Ensino, Delmir Felipe, avalia que o dado, extremamente positivo, traz consigo alguns desafios.

 

"Esse aumento revela que o IFMS está no foco do público que deve, prioritariamente, atender. Por outro lado, nos traz o desafio de dar uma atenção especial a esse estudante de baixa renda, o que inclui as ações de permanência e êxito para mantê-lo na instituição até a conclusão do curso, além da ampliação do atendimento na assistência estudantil", pontua.




Fonte: Ascom/IFMS

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br