Viola Caipira Sul-Mato-Grossense pode ser declarada como Patrimônio Histórico

Postada por: Jr Lopes | Data 08/06/2017 | Imprimir
Deputado ressalta o valor da Viola Caipira Sul-Mato-Grossense (Foto: Victor Chileno/ALMS)


O deputado estadual João Grandão (PT), líder do partido na Casa de Leis, apresentou, na sessão ordinária desta quarta-feira (07/06), o Projeto de Lei 111/2017, que declara como Patrimônio Histórico Cultural e Imaterial do Estado de Mato Grosso do Sul a viola caipira sul-mato-grossense.


O projeto determina que o Poder Executivo, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), adote as medidas cabíveis para registro do bem artístico e cultural de que trata esta lei, nos termos do decreto 12.686, de 30 de dezembro de 2008.


O parlamentar explicou a popularidade e a importância da viola caipira sul-mato-grossense. “Nas músicas de vários artistas consagrados as composições, acompanhadas pela viola caipira sul-mato-grossenses, têm pensamento ideológico, com os costumes da região, a natureza que cerca o homem pantaneiro e seu cotidiano. Não podemos deixar de mencionar que as influências das culturas fronteiriças e a pluralidade cultural descendentes das tradições locais fizeram emergir uma maneira diferente de tocar a viola brasileira dentro de Mato Grosso do Sul”, enfatizou João Grandão.



Fonte: Agência ALMS

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br