PF cumpre mandado em MS contra crime de lavagem de dinheiro

Postada por: Jr Lopes | Data 28/08/2009 | Imprimir


A Polícia Federal cumpre 47 mandados de prisão e busca e apreensão em Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Uruguai. A Operação Harina foi desencadeada para desarticular grupo que praticam crimes financeiros por meio de operações de evasão de divisas, câmbio ilegal, descaminho e lavagem de dinheiro.

Em Mato Grosso do Sul foi cumprido mandado em Três Lagoas. Dos 47 mandados, 28 são de busca e apreensão e 19 de prisão nas nas cidades de São Paulo e Santos no Estado de São Paulo, Porto alegre no Rio Grande do Sul e Três Lagoas no Mato Grosso do Sul além de prisões no Uruguai com o apoio da Interpol.

Um dos grupos criminosos utilizava-se de empresas interpostas (fantasmas) e sucessivas operações fictícias de compra e venda, para a realização de importações com valores subfaturados.
Para efetivar a evasão de divisas, os grupos realizavam, diariamente, operações conhecidas como dólar cabo, nas quais não há saída física da moeda, mas apenas um sistema extra-oficial de compensação entre doleiros e clientes.

Os crimes cometidos pela quadrilha são a evasão de divisas, descaminho, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e sonegação fiscal, cujas penas, se condenados, podem chegar a 30 anos de prisão.

O nome da Operação "Harina" se dá em razão dos produtos descaminhados serem provenientes da Argentina.




Fonte: Assessoria PF

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br